vertebroplastia

Vertebroplastia: conheça o procedimento

Vertebroplastia é a cirurgia da coluna vertebral. O procedimento é realizado em casos de fraturas, decorrentes da osteoporose, ou devido a lesões provocadas por tumores (neoplasia) e alguns hemangiomas de coluna (tumores benignos). Também é realizada em casos de fratura por trauma agudo. É uma cirurgia minimamente invasiva, que consiste na injeção de cimento ósseo nas vértebras lesionadas ou fraturadas. Este tratamento pode ser feito nos segmentos lombar, torácico e cervical.

A vertebroplastia melhora a qualidade de vida de pacientes que convivem com dores intensas devido a lesões ou fraturas na coluna vertebral, e não obtêm resultados positivos com tratamentos medicamentos, fisioterapia, colete e repouso.

Tipos de fraturas

Fratura estável: Não causa a deformação da coluna nem consequências neurológicas. Neste caso, coluna ainda tem condições para suportar o peso do corpo.

Fratura instável: Este tipo causa mais problemas porque a coluna vertebral não consegue distribuir o peso. Pode ocorrer a compressão, rotação ou flexão lateral da coluna com fratura vertebral instável. Além disso, se não for tratada a tempo, podem ocorrer problemas neurológicos e a formação da cifose pós-traumática.

Complicações da fratura de vértebras

A fratura do segmento torácico e lombar pode trazer algumas complicações, se não for tratada. Um dos problemas mais graves é a trombose venosa profunda das pernas. Esse processo pode resultar em embolia pulmonar, quando os coágulos de sangue são transportados pela corrente sanguínea até os pulmões.

Vertebroplastia: procedimentos

A cirurgia é realizada em ambulatório ou hospital. A anestesia é local associada a uma sedação  e não é necessário fazer incisões, pois o cimento ósseo é aplicado com cânula percutânea. O médico utiliza um aparelho de raio-X para visualizar o local que receberá a aplicação de cimento ósseo. Então, introduz a agulha e faz a injeção de cimento ósseo.

Em geral, a vertebroplastia não dura mais de uma hora. Se não houver intercorrências médicas, o paciente poderá deixar a unidade hospitalar no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

Ao voltar para casa, o paciente terá que fazer o repouso recomendado pelo médico e dar continuidade ao tratamento da osteoporose ou neoplasia, doenças que causaram a fratura ou lesão da coluna vertebral. Também será necessário fazer radiografias periódicas, sendo que o primeiro exame ocorrerá 30 dias depois da vertebroplastia.

O efeito térmico do cimento ósseo queima as ligações nervosas existentes no tumor maligno, o que contribui para reduzir a dor na coluna. Além disso, ao tornar-se sólido, esse cimento proporciona uma melhoria significativa à sustentação da vértebra fraturada ou lesionada, o que se traduz na eliminação da dor.

A vertebroplastia não é recomendada para gestantes, pacientes que apresentam vértebra plana, tem algum tumor osteoblástico, osteomielite problemas de coagulação sanguínea.

Cifoplastia

Além da vertebroplastia, existe outro procedimento para tratar o mesmo tipo de problema na coluna vertebral. É a cifoplastia, procedimento que utiliza um equipamento para inflar um balão na parte interna do osso, provocando a expansão da vértebra.

Posteriormente, é feita a aplicação do cimento ósseo, dentro da cavidade expandida. A cifoplastia é um procedimento de alto custo e recomendada a casos mais graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe