traumatologista

Você sabe o que é um trauma e o que faz um traumatologista?

O dicionário define trauma como “lesão local proveniente de um agente vulnerante”. Com essa base podemos entender que trauma ortopédico é uma lesão nos ossos e músculos, as partes do corpo que a ortopedia trata. Porém, por ser uma área que compromete as funções do indivíduo e a maneira como ele participa economicamente na sociedade, a traumatologia acaba por ter uma atenção muito especial. 

Até meados da década de oitenta, era considerado que o tratamento principal de um determinado trauma fosse a fixação do osso lesionado, dando pouca ênfase para os estado dos tecidos envolvidos na fratura. Este procedimento aos poucos foi sendo revisto e, atualmente, os profissionais da área possuem outra visão a respeito do tratamento de fraturas. Nas décadas posteriores, cada vez mais importância tem sido dada para o adequado manuseio das feridas e o estado dos músculos e da pele que estão relacionados à fratura. O conjunto de estruturas que envolvem o osso fraturado é chamado de “partes moles” e abrange a pele, a musculatura, os tendões, os nervos e, até mesmo, as veias.

Sendo assim, ao se deparar ante uma fratura, o profissional deve levar em consideração que para que um osso tenha sido fraturado, o impacto lesionou, em níveis diferenciados, as partes moles que estão ao redor dele.

De uma maneira geral, os paradigmas hoje em dia utilizados dão importância para a estabilização das fraturas afetando de forma mínima as partes moles, proporcionando o melhoramento da função do membro e a rápida reabilitação. As técnicas de cirurgia e os instrumentos modernos permitem que o cirurgião ortopédico possa estabilizar uma fratura por meio de um procedimento minimamente invasivo.

Hoje em dia é sabido que as fraturas demonstram uma maior capacidade de consolidação caso o cirurgião leve em consideração as estruturas que a envolvem. Nesse caso, aquelas cirurgias que apresentarem incisões de menor grau, baixa perda de sangue e uma mínima dissecção dos músculos são a alternativa ideal para a realização de tratamento das fraturas nos dias de hoje.

O traumatologista está apto a tratar fraturas que acarretam perda de mobilidade do paciente. As fraturas, de uma maneira geral, podem ocorrer devido as mais diversas causas, podendo ser acidentes cotidianos (tombos, por exemplo), durante a prática de algum esporte ou casos mais graves, ocasionadas por acidentes automobilísticos.
Alguns pacientes, como por exemplo os com idade avançada, que possuem doenças como a osteoporose, estão sujeitos a sofrerem fraturas.

A ação do traumatologista é de grande importância para a recuperação sadia dos pacientes, independente do grau da fratura. O fato é que mediante o tratamento adequado, o paciente apresenta condições totais para ser reabilitado. Portanto, o ortopedista e traumatologista exerce uma importante função: tratar lesões e fraturas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião da coluna vertebral em Cuiabá.

O que deseja encontrar?

Compartilhe