Devido às particularidades que possui, toda cirurgia envolve uma série de cuidados, tanto na preparação quanto no pós-operatório. Orientar-se com o médico responsável pelo procedimento é fundamental para garantir que a recuperação ocorra de forma mais rápida, evitando-se o risco de complicações.
Nesse contexto, pacientes que se submetem à cirurgia de coluna se preocupam com o que pode acontecer após a alta hospitalar, temendo que o quadro após a operação seja doloroso e, principalmente, complicado.
Com o objetivo de desmitificar esse tipo de receio com relação à recuperação da cirurgia, preparamos este artigo, no qual trazemos os principais cuidados a serem tomados. Acompanhe.
1. Medicamentos e curativo
Dada a alta ao paciente, o médico cirurgião entregará a receita dos medicamentos que serão consumidos durante o período de recuperação. Com relação à prescrição médica, é recomendado que o paciente opte pela versão original do remédio, em vez do genérico ou do similar.
Vale ressaltar que, durante o período em que o paciente estiver tomando os medicamentos, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido. Isso porque, assim como as bebidas alcoólicas, boa parte dos remédios é metabolizada pelo fígado. A combinação exigirá do órgão um maior desempenho, podendo aumentar ou comprometer os efeitos das substâncias químicas, além de intoxicar o organismo.
Não há restrições alimentares após a realização da cirurgia, contudo, o paciente deve incluir na dieta frutas e verduras, para auxiliar o trânsito intestinal. A hidratação também é fundamental.
Já a respeito do curativo, é preciso trocá-lo diariamente, por mais de 1 vez — sendo uma delas, preferencialmente, após o banho. A cicatriz deve ser limpa com antisséptico e protegida com gaze.
2. Banho
Durante o processo de recuperação após a cirurgia, recomenda-se que o paciente seja ajudado por familiares, para evitar qualquer tipo de esforço físico e incidentes.
O banho é umas das atividades que mais requerem cuidado. Nesse momento, o operado deverá ser auxiliado não só para adentrar ao banheiro, mas também para se despir e se lavar. Para impedir quedas, é indicado que o paciente tome banho com o chuveirinho, sentado em uma cadeira em algumas situações.
3. Esforço físico
Até que seja liberado pelo médico, o paciente deve evitar carregar qualquer peso, mais especificamente, os acima de 2 kg.
Nesse período, também deve evitar a execução de qualquer atividade doméstica ou outra que envolva a repetição de movimentos. Vale lembrar que, como a região operada foi a coluna vertebral, não é permitido dobrar o corpo para frente nem para trás. Girar o tronco também pode causar dores e complicações. Contudo, não há problemas em subir e descer escadas.
O mesmo cuidado deve ser considerado na prática de atividades físicas. O ideal é que o paciente faça caminhadas, de acordo com a orientação médica.
4. Cuidados gerais no pós-operatório da cirurgia de coluna
Além dos cuidados citados acima, é preciso respeitar as seguintes orientações:
– dormir com a barriga pra cima ou de lado, evitando dormir de bruços;
– ter relações sexuais somente depois de 2 semanas da realização da intervenção cirúrgica. Entretanto, antes de retomar a prática sexual, é importante consultar o profissional médico;
– voltar às atividades diárias somente com a liberação médica;
– antes de fazer qualquer tipo de viagem, comunicar ao cirurgião.
Seguindo essas recomendações no pós-operatório, a sua recuperação tem mais chances de ser bem-sucedida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!