Hoje em dia a osteoporose consiste em um dos transtornos de saúde mais comuns em pessoas acima dos 65 anos de idade. A osteoporose corresponde a uma doença metabólica que acomete os ossos, tornando-os frágeis e suscetíveis a fraturas, e ocasionando também grande desconforto para o paciente.
É possível afirmar que essa doença ocorre quando o organismo da pessoa denota uma incapacidade de formar novos materiais ósseos, ou também quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo. Vale salientar que em determinadas situações os dois fenômenos podem acontecer. Caso a estrutura óssea perca a sua resistência natural, os ossos se tornam cada vez mais frágeis e finos, o que pode acarretar em algumas fraturas.
Além disso, a osteoporose traz bastante desconforto quando ela atinge a coluna, o que dificulta a realização de atividades comuns do dia a dia.
É possível amenizar os transtornos ocasionados pela osteoporose de coluna por meio de medidas que incluem o consumo adequado de medicamentos e a realização moderada de exercícios físicos. Ou seja, a perda de minerais (que acontece na estrutura óssea) causada pela osteoporose, pode ter seu efeito reduzido por meio do tratamento medicamentoso receitado pelo médico, por fisioterapia (guiada por um fisioterapeuta) e por reeducação alimentar, orientada por um nutricionista.
Sendo assim, quando o assunto é tratamento para a osteoporose da coluna, estamos falando do uso de remédios devidamente prescritos, alimentação rica em vitamina D e a prática saudável de atividades físicas.
O tratamento da osteoporose de coluna
A dieta para retardar os efeitos da doença, por exemplo, consiste no consumo de alimentos ricos em cálcio, que é um elemento essencial para o fortalecimento dos ossos. É necessário também o consumo de alimentos ricos em vitamina D, visto que o cálcio não é absorvido no organismo sem a presença da vitamina D.
Nesse contexto, o cardápio ideal para o paciente que quer tratar da osteoporose da coluna tem que conter vegetais, óleo de fígado, ovos e derivados do leite.
Entre os exercícios físicos, é possível contar com aqueles que exigem movimentos seguidos das costas, como agachamentos. Alguns movimentos são bem simples, tais como o levantar e o sentar em uma cadeira, por exemplo. Algumas técnicas de Pilates, treino funcional e de hidroginástica também trazem resultados benéficos.
Entre os medicamentos recomendados pelo médico, é possível citar os suplementos de cálcio e vitamina D, que auxiliam o organismo a produzir esses elementos para a proteção dos ossos. Além disso, em alguns casos, pode ser indicada a terapia de reposição hormonal, especialmente para as mulheres que estão na menopausa.
Cirurgia: uma opção de tratamento
Com a sensibilidade causada nos ossos por causa da osteoporose, é comum que hajam fraturas. Os procedimentos cirúrgicos se tornam uma opção nestes casos, pois melhoram a dor e a capacidade funcional desses pacientes. A vertebroplastia é uma dessas opções. Indicada para pacientes com fraturas decorrentes da compressão óssea, comum em indivíduos com osteoporose de coluna.
O procedimento não invasivo é feito através da injeção de cimento acrílico (polimetilmetacrilato, ou PMMA) no interior da vértebra.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.