O osteoma osteoide é um tumor benigno pouco comum, que afeta os ossos. A doença é mais frequente em crianças, jovens e adultos e pode se desenvolver nas mãos, pernas, dedos ou na coluna. A coluna, geralmente, é o local mais comum para a doença, representando cerca de 60% dos casos. Na coluna, este tipo de tumor pode ser identificado no pescoço, tórax, região lombar ou sacral (base da espinha).
Este é um tumor benigno semelhante ao osteoblastoma, que se diferencia apenas pelo tamanho. O osteoma osteoide geralmente é menor do que 1,5 cm de diâmetro, enquanto o osteoblastoma é maior do que 2 cm de diâmetro.
A doença é benigna, no entanto, ela causa muita dor e desconforto. Conheça os sintomas, a seguir.
Sintomas do osteoma osteoide
Em primeiro lugar, os sinais do osteoma osteoide, geralmente, seguem o mesmo padrão. Eles podem incluir;
- dor persistente e aguda;
- inchaço;
- piora da dor durante a noite;
- espasmos musculares;
- sensibilidade aumentada;
- escoliose (desvio da coluna);
- alterações no crescimento, quando o tumor se desenvolve em crianças;
- alívio passageiro da dor com o uso de aspirina.
Em resumo, a dor característica da doença ocorre devido à alta concentração de terminais nervosos no centro do tumor, chamados de nidus. Outra causa da dor é a reação inflamatória no local em que as células se desenvolvem.
Causas da doença
A princípio, não se sabe, ao certo, quais são as causas do desenvolvimento do osteoma osteoide. Sabe-se somente que este é um tipo de tumor benigno mais comum nos homens do que nas mulheres. Outra característica da doença é a recorrência em crianças, jovens e adultos de até 35 anos.
Diagnóstico do osteoma osteoide
A identificação da doença ocorre por meio do exame clínico, dos sintomas apresentados pelo paciente e, em segundo lugar, por meio de exames de imagem, como raio-x e tomografia computadorizada. A ressonância magnética não é indicada, já que pode confundir a malignidade da doença, que é benigna.
O raio-x pode não ser um método útil isoladamente, já que a dor pode se manifestar antes do tumor se tornar visível por este exame. A tomografia computadorizada é mais indicada, isto é, por mostrar a extensão do tumor no osso da coluna. De todo modo, os exames de imagem não são suficientes para descartar a presença do osteoma osteoide.
A biópsia, que é a remoção de tecido tumoral para análise de laboratório, é de fato um método mais eficaz para este fim.
Tratamentos
Muitos casos de osteoma osteoide são tratados somente com o uso de anti-inflamatórios não esteroides, buscando-se apenas o alívio da dor. Esse método é eficaz para os casos em que não há alterações na estrutura da coluna vertebral.
Por outro lado, nos casos em que os medicamentos não são capazes de trazer alívio para as dores, o melhor método terapêutico é a cirurgia de remoção do tumor. A cirurgia para o tratamento do osteoma osteoide pode ser feita pelo método de ablação por radiofrequência ou excisão aberta, a depender de cada caso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!