Todos sabem como é importante manter a coluna saudável. A coluna é responsável pelo nosso equilíbrio corporal e, por isso, qualquer trauma pode afetar como nos movimentamos.
Uma coluna saudável ajuda a absorver o impacto e mantém seu corpo na postura correta. No entanto, algumas pessoas têm deformidades na coluna, como a lordose e escoliose – os dois tipos mais comuns de deformidades na coluna vertebral.
Conhecer a diferença entre essas duas irregularidades é importante. Então, continue lendo e saiba qual a diferença entre as duas condições. Vamos lá?
O que é a lordose?
É a curvatura normal da coluna, ou seja, todos têm lordose. No entanto, quando a curvatura é anormal e passa a comprometer a movimentação do indivíduo, pode ser classificada como hiperlordose (curvatura em excesso) e hipolordose (curvatura reduzida).
A condição afeta a parte inferior das costas, promovendo uma curvatura irregular para dentro. Dependendo da região afetada, a condição pode ser identificada como lombar ou cervical.
Qual é o tratamento?
Tratamentos para a condição normalmente são determinados de acordo com a gravidade do problema. Alguns casos leves não necessitam de tratamento, embora monitoramento a cada três meses seja ideal para ver se a condição está piorando.
Em casos moderados, onde a flexibilidade, força e movimentação são prejudicadas, o tratamento inclui medicação, exercícios diários e fisioterapia para curar a condição. E assim como a escoliose, casos mais graves são tratados com cirurgia.
O que é a escoliose?
A escoliose também é uma curvatura anormal da coluna vertebral, mas só que para os lados, geralmente na forma de “S” ou “C” – curvatura lateral. É indiscutivelmente a deformação da coluna vertebral mais conhecida e também tem cura.
Quando você observa alguém com essa condição, é possível notar um desvio da coluna para a direita ou esquerda. Essa curvatura lateral anormal faz com que o indivíduo pareça ter um ombro mais alto do que o outro.
Qual o tratamento?
Novamente, o tratamento vai depender da gravidade da condição, ou seja, o tamanho de curvatura. No entanto, geralmente o tratamento envolve medicamentos, colete, fisioterapia e, por fim, cirurgia. Além disso, exercícios físicos são essenciais para corrigir a postura, fortalecer os músculos do corpo e melhorar movimentação.
Os sintomas de ambas as condições são bem parecidos, incluindo dores persistentes nas costas, diferença notável na elevação dos ombros, curvatura da coluna, movimentação limitada e fraqueza nos músculos.
A diferença é que a lordose todo mundo têm e apenas uma curvatura anormal (para dentro em excesso) requer tratamento, enquanto a escoliose requer tratamento para qualquer curvatura lateral.
Apesar de serem doenças bem comuns, nem sempre apresentam sintomas cedo. Por isso, é extremamente importante fazer exames de rotina para a prevenção. Se você suspeita que tenha alguma dessas condições, monitore a sua curvatura.
Quanto mais cedo confirmar e procurar tratamento, melhor, pois danos futuros serão evitados. Não deixe de consultar seu médico. O tratamento é extremamente importante para evitar complicações e recuperar/melhorar a flexibilidade e movimentação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá