hérnia de disco

Posição da hérnia de disco tem influência no tratamento da doença

A hérnia de disco é caracterizada pelo rompimento do disco intervertebral, o chamado anel fibroso, causando dor nas costas e sensação de queimação ou dormência. A doença pode afetar diversas áreas da coluna e causar dores e sintomas diferentes.

Quando a hérnia ocorre na coluna cervical, ela afeta a região do pescoço, comprimindo a raiz nervosa. O resultado é uma dor intensa, tanto na coluna quanto ao longo do braço, podendo chegar até a mão, causando  fraqueza e dormência. Nos casos mais graves, também pode surgir a diminuição da força muscular e dificuldade para movimentação do pescoço.

A hérnia de disco torácica afeta a região do meio das costas e é considerada mais rara, em função da pouca mobilidade dessa região, já que faz parte da caixa torácica. Nesse caso, o paciente relata dor e dormência no tórax, dor na parte superior ou inferior das costas, dor na região intercostal (entre as costelas), dor abdominal, com ou sem perda de sensibilidade. Em alguns casos, também pode ocorrer incontinência urinária e fecal, além de movimentos respiratórios dolorosos, pois pode ser afetado a região da medula. 

Por fim, a hérnia de disco lombar afeta a região mais baixa das costas, causando dor ao longo do trajeto do nervo ciático, que vai da coluna vertebral às nádegas, coxa, perna e calcanhar; fraqueza nas pernas; dificuldade em levantar o pé, deixando o calcanhar no chão; alteração no funcionamento do intestino ou bexiga, por compressão de nervos.

Tratamento da hérnia de disco

Quando o paciente sente um desses sintomas, que indicam hérnia de disco, é recomendado procurar um ortopedista ou cirurgião de coluna vertebral para fazer uma avaliação e diagnóstico preciso, com exames de imagens (raio-x, ressonância magnética ou tomografia da coluna) e análise do histórico do paciente. A localização da hérnia faz toda a diferença no tratamento da dor, por isso, o diagnóstico deve ser feito com muito cuidado.

A hérnia ainda deve ser classificada de acordo com a sua localização exata, podendo ser central, foraminal ou extraforaminal. Uma hérnia  pode pressionar o nervo, causando sensação de formigamento, fraqueza ou perda da sensibilidade num braço ou numa perna. Quando existe uma hérnia central na coluna cervical ou torácica, a região pressionada é a medula espinhal e, por isso, a pessoa pode apresentar estes sintomas nos dois braços ou nas duas pernas, por exemplo.

Após o diagnóstico, o médico indicará o melhor tratamento para a dor. Nem sempre a hérnia de disco tem cura, especialmente quando há uma grande degeneração do disco ou das vértebras envolvidas. Mesmo assim, o tratamento pode alcançar bons resultados e a pessoa pode deixar de sentir dor com os cuidados disponíveis.

Inicialmente, o tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia, Pilates, RPG, osteopatia ou cirurgia. Normalmente, a cirurgia é a última opção de tratamento, ficando reservada para os casos em que a pessoa não apresenta melhora dos sintomas com as outras opções de cura por um período entre 2 e 6 meses.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe