A melhora da qualidade de vida é a meta de grande parte das pessoas. Saúde e bem-estar são (ou deveriam ser) o principal foco de atenção de todos. Muitos são os métodos procurados para alcançar estes objetivos. E, por que não incluir a Fisioterapia na sua rotina? Ela pode te auxiliar a manter-se saudável e trata déficits específicos, além de ser fundamental para os praticantes de atividades físicas.
Quer saber mais sobre a fisioterapia e os seus benefícios dela seu dia a dia? Então leia o artigo a seguir.
O que é Fisioterapia?
Segundo o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas. traumas ou doenças adquiridas.
Já o fisioterapeuta é o profissional da saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Ou seja, a Fisioterapia é responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo do movimento e da capacidade funcional do corpo.
Isto é feito a partir de manipulações, mobilizações e alongamento, além de contar com o uso de agentes físicos, tais como: calor, frio, água, pressão, som, radiação, corrente elétrica, dentre outros.
Benefícios da fisioterapia
As consultas com fisioterapeutas não devem se restringir a atletas, a fisioterapia é uma aliada de todos. A seguir, listarei cinco situações em que a fisioterapia atua na melhora da qualidade de vida das pessoas:
1) Melhoria da sua postura
A postura inadequada durante o trabalho é uma das principais causas de dor na coluna.. E isto pode ser revertido através dos exercícios da fisioterapia. É importante cuidar deste problema antecipadamente para que danos maiores sejam evitados no futuro.
2) Sabe aquelas dores que você sente? Elas têm cura
Conviver com a dor não é normal e buscar o tratamento é fundamental. A dor prejudica a sua qualidade de vida e pode, inclusive, ser incapacitante.
Por isso, é importante que você procure um fisioterapeuta assim que surgirem os primeiros sinais e incômodos.
A fisioterapia é um método confiável para corrigir e abolir problemas musculoesqueléticos e atua na reabilitação e na prevenção.
Ela pode evitar que os pacientes tenham que realizar operações muito invasivas, faltem ao trabalho e recorram a medicamentos.
3) A sua flexibilidade e resistência física podem melhorar muito
Você pode até não perceber, mas a flexibilidade ajuda a desenvolver as suas atividades diárias. Além disso, pode ajudar na melhora da sua postura, diminuir o risco de lesões, aumentar a qualidade dos movimentos e trazer uma sensação de aumento de força.
Através de alongamentos específicos é possível adquirir todos estes ganhos na fisioterapia.
4) A realização de reabilitação física é fundamental após traumas e acidentes
A debilidade física pode tornar o indivíduo incapaz de realizar atividades que antes para ele eram comuns.
A fisioterapia atua na devolução da liberdade, produtividade e independência do paciente através de exercícios, manipulações e diversas outras técnicas.
5) É possível, sim, prevenir lesões
Através do acompanhamento contínuo, o fisioterapeuta é capaz de prevenir lesões em atletas de alta performance e de final de semana.
Para isso, são utilizadas técnicas como alongamento e terapias manuais. Assim, o indivíduo tem aumento de desempenho e melhora de rendimento em treinos e competições.
Fique atento
A ida ao fisioterapeuta não dispensa a consulta com um médico. Esses dois especialistas, juntos, podem proporcionar um cuidado integral e maiores chances de sucesso em seu tratamento.
Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais.