Estenose lombar

Estenose lombar: Diagnóstico e tratamento

A coluna vertebral é a principal estrutura móvel do corpo humano, sendo responsável pela capacidade de movimentação dos membros e pela realização de atividades básicas, como o simples ato de caminhar e de se locomover.

Essa importância faz também com que a coluna vertebral seja sujeita a uma série de traumas e lesões, devendo haver um cuidado para que essa estrutura não sofra danos que possam comprometer a capacidade de movimentação que possui.

No entanto, mesmo com o máximo de cuidado e evitando-se pancadas, traumas e lesões, a coluna vertebral ainda está sujeita aos efeitos do tempo, que, conforme passa, deixa alguns sinais por todo o corpo. Um desses problemas é a estenose.

Ela consiste em um estreitamento da coluna que pode ser causado por fatores congênitos ou, ainda, por fatores adquiridos, como pequenas lesões quase imperceptíveis ou repetidos traumas sobre a coluna por movimentos feitos ao longo da vida.

A estenose pode ainda ser dividida em 2 tipos, a cervical ou a lombar. A estenose lombar é o estreitamento da coluna na região lombar, na qual se encontram as raízes nervosas da chamada cauda equina, localizada nessa região.

Esse estreitamento pode causar a compressão dessas raízes, fazendo com que comecem a ser apresentados alguns sinais ou sintomas neurológicos, resultado da compressão dessas raízes nervosas.

Diagnóstico da estenose lombar

Para que possa ser feito o diagnóstico, é necessário que o paciente descreva os sintomas que sente e apresente os dados ao médico responsável, que fará um exame físico para identificar a presença desse problema.

Dentre os sintomas que podem indicar o quadro em questão e que levarão o médico ao diagnóstico, estão principalmente dores fortes na coluna, falta de força nos membros inferiores e superiores, falta de sensibilidade nos membros, além de impotência sexual e dificuldade de controle sobre a bexiga e o ânus.

Após a descrição dos sintomas, da coleta dos dados do paciente e da realização do exame físico, o diagnóstico ainda deve ser confirmado por meio de exames de imagem, como a ressonância magnética, ou por meio da tomografia computadorizada.

Tratamento da estenose lombar

O tratamento é feito por meio de cuidados, como o uso de medicamentos analgésicos e a correção de postura, visando, assim, aliviar os sintomas da compressão da coluna e permitir maior mobilidade de movimentos ao paciente, minimizando os sintomas.

Outros cuidados, como realização de atividade física e manutenção do peso ideal, também são importantes para o tratamento, pois possibilita que a coluna sofra menos força, diminuindo também os efeitos da compressão causada pela estenose lombar.

No entanto, quando os sintomas da estenose lombar se intensificam devido à degeneração causada pelo tempo, a compressão sobre a coluna lombar também se torna mais intensa. Assim, o procedimento cirúrgico também é uma alternativa para a descompressão das raízes nervosas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe