A dor lombar, ou lombalgia, é uma sensação dolorosa na parte mais baixa da coluna vertebral, no final das costas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 7 em cada 10 pessoas sofrem com este desconforto no mundo todo. Ela é considerada a maior causa de incapacitação e de ausência no trabalho.
A região lombar é formada por ossos que compõem a coluna e que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura é responsável pela maioria dos movimentos, além da sustentação do corpo de pé. Por isso, o incômodo na região afeta tanto a rotina e o bem-estar de quem possui o problema.
A dor na região pode ser classificada como aguda ou crônica. A aguda aparece de repente ou logo após movimento brusco. Ela pode durar cerca de seis semanas. A subaguda permanece por até dois meses. Já a dor crônica é mais intensa e normalmente persiste por mais de três meses.
Existem muitas causas para as dores lombares. Conhecendo algumas delas, é possível prevení-las. A seguir, saiba quais são as causas mais comuns que provocam a dor nesta região das costas.
Principais causas para a dor lombar
Diversos fatores contribuem para a dor na lombar. A má postura é a causa mais frequente. No entanto, a lombalgia também pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose e até problemas emocionais.
Entre as causas mais comuns, estão:
- levantamento de peso excessivo;
- má postura;
- sedentarismo;
- maus hábitos alimentares;
- obesidade;
- lesões;
- cigarro;
- fatores emocionais, como estresse e tristeza;
- bebidas alcoólicas;
- envelhecimento.
Tratamento
Seja aguda, subaguda ou crônica, o tratamento começa com repouso para evitar a pressão na área dolorida. Também é importante o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios e, se necessário, o tratamento é complementado com fisioterapia para reabilitação.
As compressas frias ou quentes também podem aliviar a dor. A compressa fria auxilia na redução do inchaço, e a quente proporciona relaxamento muscular e alívio para as dores crônicas.
Procurar um especialista antes de dar início ao tratamento é fundamental para entender a origem do problema e não causar transtornos maiores para a saúde com a automedicação.
Como prevenir as dores lombares?
- mantenha o peso sob controle;
- pratique exercícios de alongamento regularmente;
- faça 30 minutos de atividade aeróbica moderada (caminhada, bicicleta, hidroginástica) ao menos três vezes por semana;
- fortaleça os músculos do tronco com exercícios adequados ao seu nível de condicionamento;
- evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé);
- não fume;
- cuidado quando for levantar peso: você deve flexionar os joelhos, usar a força do abdômen e das coxas e manter o objeto próximo ao corpo;
- nunca tente alcançar algo no chão descendo o tronco com as pernas estendidas;
- procure formas de administrar situações de estresse.
Cuidados diários com a saúde, evitar carregar peso além do seu limite e fugir do sedentarismo são passos para alcançar mais qualidade de vida e ficar livre da dor lombar. Este incômodo afeta milhares de pessoas e mudanças simples de hábitos podem contribuir para o alívio do problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!