Os problemas de coluna são queixas comuns para a maioria da população. Independente da faixa etária, as dores nas costas podem estar associadas a diversos fatores. Entre eles, má postura e sedentarismo. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 19% da população adulta do Brasil apresenta doenças crônicas na região, totalizando cerca de 27 milhões de indivíduos.
Pessoas de todas as idades sofrem com o problema. No entanto, algumas complicações podem surgir com a maturidade. As alterações fisiológicas e doenças que aparecem após o envelhecimento estão entre os fatores que levam os idosos a se queixarem com mais frequência.
A seguir, as principais complicações que contribuem para que as dores surjam de forma mais intensa na terceira idade.
Doenças da coluna que aparecem com a maturidade
Alguns problemas na coluna podem surgir na terceira idade incluem:
- estenose de canal (estreitamento do canal por onde passam os nervos);
- osteoporose;
- enfraquecimento das estruturas ósseas provocadas pelo tempo e pela descalcificação;
- hérnia de disco;
- artrose.
Prevenção e tratamento
Para diminuir as dores, é recomendado buscar um ortopedista, manter os exames em dia e ter uma vida ativa. Algumas dicas podem ajudar quem sofre com o problema e quem deseja prevenir os sintomas. São elas:
- redução de peso e atividade física regular – com atenção à postura e aos excessos;
- manter a postura correta ao dormir, ao levantar-se, ao elevar peso e durante as atividades da vida diária;
- ao deitar-se, busque uma posição que não agrida as costas. Um travesseiro embaixo dos joelhos pode ajudar na postura e dar conforto;
- ao levantar-se, caminhe pelo menos 30 minutos para impedir o enrijecimento da lombar;
- faça alongamentos;
- evite elevar peso de maneira inadequada. O correto é sempre flexionar o quadril e os joelhos;
- deixe os objetos que utiliza com mais frequência em locais mais altos, de forma a evitar flexões repetidas ao se abaixar. A tela de computadores deve estar no nível do campo de visão, assim como livros, evitando flexão contínua do pescoço;
- evite ficar em más posições em sofás, na cama para ler livros ou ver TV;
- evite fumar.
Os problemas de coluna costumam afetar a população idosa com mais frequência. No entanto, algumas mudanças simples na rotina, desde a juventude, podem contribuir para evitar as dores na velhice. Adquirir bons hábitos e buscar uma vida mais saudável é o caminho para se chegar à maturidade esbanjando energia. Para quem já chegou lá, o caminho é o mesmo: manter a qualidade de vida, pois nunca é tarde para cuidar da saúde!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!