Cisto sinovial de coluna lombar: o que é e como tratar

Uma das mais significativas causas de dores na lombar, ou nas pernas, é o cisto sinovial de coluna lombar. Esses cistos têm caráter benigno e são repletos de líquidos originários das articulações da coluna. Ele é resultado de um desgaste da região, que tende a ocorrer com o passar do tempo.

Com a degeneração das facetas lombares, a sinóvia tende a produzir mais líquido na tentativa de lubrificar a área. Quando uma parcela da substância escapa da cápsula articular, porém, continua na sinóvia, ela desenvolve protusões em formato de bexiga.

Conforme a área e a dimensão dos cistos, eles podem levar ao estreitamento do canal vertebral por onde os nervos passam, e, quando isso acontece, os pacientes começam a sentir dores fortes no local. Outros sintomas frequentes são a sensação de formigamento e a perda de força nas pernas, em decorrência da compressão das raízes nervosas.

No geral, o desconforto é reduzido quando em posição sentada, pois ela amplia o canal vertebral e ameniza a pressão nos nervos.

Neste artigo, traremos mais detalhes sobre o tema, destacando os tratamentos efetivos para os cistos. Continue a leitura para saber mais.

Como é possível tratar esses cistos?

Na eventualidade de o cisto sinovial de coluna lombar não causar nenhum tipo de sintoma, não é preciso fazer tratamento. Nesse cenário, basta consultar um especialista com regularidade para observar o desenvolvimento do quadro. 

Para manter a dor sob controle, por vezes,  recomenda-se infiltrações e outras abordagens mais conservadoras, como fisioterapia. Contudo, se a dor for crônica e severa, a ponto de interferir na rotina, a cirurgia apresenta-se como uma alternativa válida.

O diagnóstico é feito normalmente com o auxílio de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. Em adição, as radiografias também servem para definir o nível de degeneração das articulações facetárias, bem como para identificar outras disfunções na coluna. Entre as questões associadas ao cisto, é possível citar, por exemplo, a espondilolistese, quando uma vértebra escorrega em cima da outra.

Como funciona a cirurgia para cisto de coluna lombar?

Tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos possuem bons resultados no tratamento desse problema. Uma das técnicas mais bem-sucedidas é a punção do cisto, geralmente combinada com o bloqueio das raízes nervosas afetadas. A cirurgia endoscópica é outra opção pouco invasiva, em que, por meio de uma câmera, pode-se executar a ressecção do cisto sinovial e a liberação das estruturas nervosas comprometidas. Se houver recidiva ou instabilidade associada, a fusão da articulação é indicada para prevenir o retorno dos cistos.

Por fim, se você apresentar sintomas de cisto sinovial de coluna lombar, em especial dor, não deixe de marcar uma consulta com um especialista. Desse modo, é possível recuperar a sua qualidade de vida logo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe