O cirurgião de coluna vertebral é um médico ortopedista especializado no tratamento de distúrbios da coluna. Para além disso, este profissional também atua no cuidado conservador (não operatório) dos distúrbios que afetam essa região do corpo, seja em crianças ou em adultos.
Com consultório em Cuiabá, o Dr. Carlos Costa Marques já possui centenas cirurgias realizadas, além de somar mais de 4 mil atendimentos especializados na área. Conheça um pouco mais sobre o trabalho deste ortopedista, traumatologista e cirurgião de coluna, a seguir.
Dr. Carlos Costa Marques: conheça um pouco mais sobre o trabalho do cirurgião de coluna vertebral
De início, o cuidado com a saúde do paciente começa antes mesmo da consulta. Por isso, o Dr. Carlos Augusto investe tempo e estratégias que contribuam para o esclarecimento das principais dúvidas sobre o tema. Na verdade, não é necessário ser paciente deste cirurgião para ter acesso aos diversos conteúdos publicados em seu site e redes sociais.
Além de preparar conteúdos sobre sintomas, doenças e tratamentos para a coluna, que são de total interesse público, o especialista dedica tempo para enviar conteúdos complementares à cada paciente, após a consulta. São e-mails e lembretes com informações mais aprofundadas sobre o que foi discutido durante o atendimento.
Em suas próprias palavras, cada paciente tem um tipo de patologia que merece atenção personalizada. “Após uma consulta, envio algo sobre aquela doença, lembretes e informações sobre determinado remédio que prescrevi. Pergunto se o paciente já deu início às sessões de fisioterapia, se for o caso. Em caso de dúvidas, deixo o canal aberto para entrar em contato comigo”.
Em tempos de fake news (notícias falsas) sobre tratamentos para a saúde, compartilhadas sem verificação na internet, o papel do médico como fonte de informação é essencial. Por isso, é de suma importância consultar sempre a opinião de um médico especialista sobre as questões que envolvem a saúde, mesmo que longe dos portões de uma clínica.
Cirurgia de coluna: a minoria dos pacientes precisa dela
A cirurgia de coluna é um procedimento extremamente delicado e que demanda muitas horas de prática médica para que ocorra bem. No consultório do Dr. Carlos, por exemplo, as maiores preocupações dos pacientes sobre esta cirurgia, ao procurá-lo com sintomas na coluna, dizem respeito ao pós-operatório, como:
- ficar na cadeira de rodas;
- ter dificuldades para a prática de esportes e atividades físicas em geral;
- perder a mobilidade e;
- não conseguir voltar ao trabalho.
Todos esses receios são compreensíveis, já que a coluna é parte essencial para a manutenção do equilíbrio. No entanto, não há motivo para medo! O especialista esclarece que apenas 10% das patologias são resolvidas com cirurgia. Em outras palavras, 90% dos distúrbios de coluna podem ser resolvidos com um bom manejo clínico, empatia e entendimento real da dor do paciente e do ambiente na qual ele está inserido.
O Dr. Carlos Augusto garante que a taxa de sucesso das cirurgias de coluna está acima de 80%. “O médico deve estar atento ao pré e pós-operatório para o sucesso da cirurgia, inclusive, ao longo do processo de mudança de estilo de vida do paciente”.
Alguns dos distúrbios tratados pelo cirurgião de coluna incluem:
- dor crônica na coluna;
- deformidades, como escoliose, cifose e lordose;
- histórico de câncer de coluna;
- atrofia muscular;
- dificuldades para andar;
- traumas e acidentes na coluna;
- acompanhamento de pessoas acima dos 60 anos.
- distúrbios ortopédicos de tratamento clínico em geral
O papel do médico na era digital
Sintomas na coluna, como a dor lombar, são muito comuns no mundo todo. Por esse motivo, é normal que os pacientes negligenciem a procura por um médico especialista para a análise do problema. Outros, no entanto, optam por não procurar um médico, seguindo à risca o ditado “quem procura, acha”.
Essa é uma atitude perigosa, já que um distúrbio inicialmente inofensivo, como a dor na coluna, pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça. Mais uma vez, o médico da atualidade precisa estar à frente e conscientizar a população com informações úteis, que desmistificam esse tipo de comportamento.
Nesse sentido, utilizar as ferramentas online disponíveis é a melhor saída e uma atitude que demonstra cuidado com o paciente. Por fim, na visão do Dr. Carlos, os médicos da atualidade precisam se adaptar aos novos costumes e comportamentos da população, para entregar mais saúde e confiança.
“A medicina mudou. É o médico quem precisa se adaptar às necessidades do paciente, não o contrário. Eles [pacientes] buscam por atendimento personalizado, com empatia e com um profissional de quem se sintam próximos. As ferramentas digitais contribuem muito para esse atendimento individualizado e facilitam que nós, médicos, possamos acompanhar de perto os resultados do tratamento e dos processos de melhora, cura e mudança de vida”, esclarece.
Quer saber mais sobre doenças tratadas pelo cirurgião de coluna vertebral? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!