Os riscos são inerentes a qualquer tipo de cirurgia de coluna, principalmente as operações convencionais. Felizmente, a evolução da medicina é contínua, e hoje já há métodos de cirurgia de coluna minimamente invasiva que reduzem as intercorrências, como hemorragias e infecções, durante e após o procedimento.
Em casos de operações complexas, as cirurgias de coluna por meio de métodos menos invasivos, garantem maior segurança durante o procedimento e um pós-operatório mais tranquilo ao paciente.
A cirurgia de coluna minimamente invasiva proporciona muitos benefícios. É indicada, principalmente, para casos de hérnia de disco, pacientes com osteófitos, popularmente conhecidos como “bico de papagaio”, ou estenose da coluna (compressão da medula espinhal).
A cirurgia só é indicada quando as terapias convencionais não surtem efeito, as doenças continuam progredindo e prejudicando a qualidade de vida do paciente, ao ponto de limitar a movimentação do corpo.
Vantagens da cirurgia de coluna minimamente invasiva
- Menor risco de sangramento: a cirurgia de coluna minimamente invasiva é uma cirurgia endoscópica, ou seja, para realizar o procedimento, o médico só precisa fazer pequenas incisões na área que será operada. Com incisões menores, diminui-se o risco de hemorragia.
- Menor risco de infecções: ao contrário da cirurgia convencional, com cortes maiores, a cirurgia endoscópica proporciona mais segurança contra infecções hospitalares, pois as incisões são mínimas.
- Dispensa de anestesia geral em alguns casos: a cirurgia endoscópica pode ser feita somente sob o efeito de anestesia local e sedação. Isso também ajuda a reduzir o tempo de internação do paciente.
- Menor tempo de internação: a permanência do paciente é mais curta, em comparação com a cirurgia convencional. Uma operação endoscópica para tratar hérnia de disco pode levar menos de uma hora. No mesmo dia, o paciente poderá receber alta hospitalar em casos selecionados.
- Pós-operatório com menos dor: a recuperação do paciente é muito mais rápida com a cirurgia de coluna minimamente invasiva. No pós-operatório, a dor é mais branda, sendo que algumas pessoas nem sentem esse desconforto. Em pouco tempo, o paciente poderá retomar as atividades rotineiras, desde que não exijam muito esforço físico.
A cirurgia endoscópica é indicada para todos os problemas de coluna?
Não. Algumas doenças da coluna só podem ser tratadas, com eficácia, por meio da cirurgia convencional. Esses procedimentos também evoluíram muito, o que garante mais segurança às operações de coluna. Os avanços científicos e tecnológicos possibilitam a realização de cirurgias convencionais mais rápidas e seguras.
Como prevenir as doenças de coluna?
- Corrija a postura
- Evite levantar pesos
- Vença o sedentarismo
- Controle o peso do corpo
- Pratique exercícios físicos
- Faça alongamento, antes de atividades físicas
- Use travesseiros e colchão adequados
- Use calçados confortáveis
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.