A cifose ou hipercifose é a curvatura acentuada de uma parte da coluna vertebral. A coluna vertebral, nesse sentido, possui quatro tipos de curvaturas naturais: lordose lombar e cervical, cifose torácica e do sacro (na área que liga o tronco aos membros inferiores).
Em estado normal, a coluna vertebral apresenta inclinação de 20 º a 40 º na cifose torácica. No entanto, esta curvatura pode ficar mais acentuada em decorrência de problemas como doenças reumatoides da coluna, a doença de Sheuermann (dorso curvo juvenil) e dorso curvo postural. Vale ressaltar que o encurvamento pronunciado da cifose torácica fica bem visível, pois a pessoa adquire uma corcunda.
Quais são as causas da cifose?
Geralmente, o encurvamento da cifose torácica começa na adolescência. Não há uma conclusão definitiva sobre as causas, mas a cifose pode ter origem genética ou ser uma consequência da má postura. Um trauma da coluna vertebral também pode alterar a curvatura natural da cifose torácica. Outros fatores, não muito comuns, são as malformações congênitas, infecções graves, doenças reumatológicas, neuromusculares e tumores.
E os sintomas da cifose?
O sintoma mais evidente é a corcunda nas costas, pois a cifose, na maioria dos casos, não causa dor. Quando o paciente chega a sentir dor, é porque a cifose já está em estágio bem avançado. Justamente por esta razão, o diagnóstico costuma ser tardio, pois o encurvamento é associado apenas à má postura.
O ideal é consultar o médico periodicamente, mesmo que sem sinais aparentes de problemas na coluna ou em qualquer outra parte do corpo. Mas, diante de sintomas como alterações na curva da coluna, perda da força muscular, dores, emagrecimento repentino, insensibilidade nas pernas, entre outros sintomas, a consulta médica é imprescindível.
O diagnóstico clínico, normalmente, é complementado com a radiografia da coluna vertebral. A imagem facilita a identificação de lesões e a medição da curvatura da coluna. A ressonância magnética e a tomografia são solicitadas pelo médico quando o exame clínico e o raio-X mostram um quadro fora do comum.
Tratamento do problema
O tratamento pode consistir no fortalecimento dos músculos do dorso, fisioterapia, correção da postura, natação e exercícios de alongamento dos músculos peitorais e isquiotibial. A medicação só é prescrita quando o paciente relata dor.
Há também os casos em que a indicação é corrigir a corcunda acentuada através de procedimento cirúrgico. Para corrigir a deformação da coluna, o cirurgião utiliza barras e parafusos de titânio. Como a cirurgia pode apresentar certos riscos, a operação só é recomendada para situações mais graves de cifose e com risco de restrição da função pulmonar.
Para a cifose secundária, decorrente de outras doenças, o tratamento é direcionado a essas patologias, buscando conter o avanço da deformação da coluna vertebral.
Para prevenir problemas na coluna, é importante corrigir a postura, evitar carregamento de peso, esforço extremo e repetitivo, praticar atividade física com orientação profissional e manter uma alimentação saudável, ingerindo as quantidades certas de cálcio e vitaminas.
O check-up anual também é necessário, pois o diagnóstico precoce de problemas de saúde aumenta as chances de tratamentos com resultados positivos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!