O telefone celular é o companheiro inseparável de muita gente e o seu mau uso pode causar alguns problemas que são sentidos no corpo.
Quando o assunto é coluna, a área mais afetada pela má postura de quem fica muito tempo olhando para o aparelho é a cervical (área entre a cabeça e o tronco). Utilizar o celular ou tablete com muita frequência faz com que sua cabeça fique angulada para baixo e a força exercida nas regiões dorsal e cervical da coluna aumenta.
A posição mais comum que as pessoas adotam ao utilizar os aparelhos móveis, quando adotadas por muito tempo, acabam por afetar a coluna. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que quando as pessoas inclinam a cabeça em 15 graus é como se o pescoço estivesse suportando um peso de 12 kg. Quando a inclinação passa para 60 graus a sensação é de que o pescoço está aguentando 27 kg. Dor queimação ou formigamento constante no pescoço podem ser sinais de que você está usando o celular demais de maneira errada.
Ficar muito tempo no celular: Problemas comuns e seus tratamentos
Para pessoas com mais idade a para as que possuem processos degenerativos, como artrose ou hérnia de disco, o jeito errado e prolongado de uso do celular acaba por agravar esses problemas. Normalmente essa pessoa pode ter uma dor mais acentuada na cervical do pescoço e sentir a dor irradiar pelos membros superiores. Se houver sensações de choque, dormência e, em casos mais extremos, de perda de força, o ideal é procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso.
Veja a lista das principais dores causadas por ficar muito tempo no celular (algumas vão além da coluna):
Dores no pescoço
É comum as pessoas reclamarem de dor no pescoço e na coluna. Isso acontece em algumas situações porque há uma compressão no disco intervertebral da região, e ele vai desidratando, forçando o núcleo do disco e fazendo uma compressão das raízes nervosas. Isso causa dores nos ligamentos, nos músculos e, inclusive, de cabeça.
Como evitar: mantenha o aparelho próximo à altura dos olhos, essa posição traz conforto para o pescoço. Estando assim, não irão surgir nenhum tipo de espasmos, nem causar nenhum tipo de malefício ao pescoço.
A cada 20 minutos no celular, você deve apoiar os braços e levantar o celular para que ele fique na altura dos seus olhos, evitando assim que você fique olhando para baixo. Caso já tenha sentido as dores, faça alguns alongamentos para melhorar o sintoma.
Dores nas mãos
A digitação em excesso, enviando mensagens, deslizando os dedos na tela, pode causar inflamação nas articulações.
Como evitar: manuseie o celular com as duas mãos, evitando assim o uso forçado de apenas uma delas. Não fique muito tempo digitando, use o computador se precisar ter conversas longas.
Dores no ombro
O ombro acaba sobrecarregado e por utilizar uma postura compensatória, pode gerar problemas ainda maiores no futuro.
Como evitar: mantenha a postura correta, sempre com os ombros alinhados.
A falta de cuidado postural e o uso descontrolado de aparelhos móveis podem gerar um quadro de dor crônica em diversas regiões do corpo, como visto. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.