Desde já, respondemos a pergunta que nomeia o título: não!
Embora dores na coluna possam até ser comuns, o problema pode ter alguma razão desconhecida – e aí mora um grande perigo. O paciente pode estar com alguma metástase, ou seja, um tumor maligno que se espalhou na coluna e em outras partes do corpo.
Quando se trata das queixas dos pacientes a respeito de dores nas costas no consultório, o câncer na coluna é um problema pouco frequente. Por detrás do envelhecimento e das alterações degenerativas, em muitos casos se esconde um tumor maligno que pede tratamento imediato.
Assim, as principais causas de câncer maligno na coluna são as metástases, isto é, quando o câncer tem início em outras partes do corpo (próstata, pulmão, mama, útero, ovário e etc) e migra para a área da coluna. Já o tumor benigno, este sim, surge inicialmente na coluna e as chances de cura são maiores, principalmente se o tratamento for iniciado o mais precocemente possível.
O câncer de coluna e a confusão entre sintomas
É bastante comum que se confunda os sinais do câncer de coluna com outras doenças. Por esse motivo, um diagnóstico precoce se faz urgente quando houver os seguintes sintomas:
- Dor prolongada na coluna , principalmente noturna;
- Formigamento e paralisia dos braços ou pernas;
- Emagrecimento fora do normal.
Ao menor sinal dos sintomas acima, o paciente deve procurar rapidamente um especialista de coluna. Somente através da realização de um raio-X, tomografia e ressonância magnética, é possível confirmar efetivamente um diagnóstico de câncer na coluna.
Para avaliar melhor em qual estágio o tumor se encontra, o médico poderá solicitar também a PET-CT e a cintilografia, em caso de estadiamento da doença.
Este tratamento deverá envolver, além do oncologista, o cirurgião de coluna vertebral, o neurocirurgião, o nutrólogo, o psicólogo, o fisioterapeuta e as equipes de enfermagem.
Tumor Benigno
Em casos de tumor benigno na coluna, é possível realizar a cirurgia de ressecção, de forma que se cure a coluna da lesão. Por meio da reconstrução da coluna com placas e parafusos, o paciente já pode retomar a vida normalmente no dia seguinte.
Em casos de câncer, no entanto, a cirurgia somente é indicada a fim de não permitir a redução da mobilidade, visando principalmente amenizar a dor e o desconforto sentidos pelo paciente, além de possibilitar a realização de qumioterapia e radioterapia de forma segura.
Na maioria dos casos, as cirurgias são eficazes e impactam na melhora da resposta do indivíduo ao tratamento do câncer de coluna. Contudo, é importante que cada paciente seja submetido a uma avaliação individualizada, a fim de que o oncologista possa proceder com o tratamento mais adequado.
Ao pressentir o menor sinal de dor, não é necessário entrar em pânico. Basta procurar o profissional especialista o mais rápido possível para avaliação. Fique atento também aos outros sinais que listamos acima!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!