A dor tem papel fundamental no desenvolvimento humano e na sobrevivência da espécie. O corpo é dotado de um grupo de estruturas de reconhecimento e reação a estímulos internos ou externos, formando um intrincado conjunto que envolve o sistema nervoso central e periférico para que a dor seja reconhecida. Posteriormente, pode ser interpretada para a identificação de sua causa.
Quando o organismo reconhece uma dor que pode comprometer sua integridade e sobrevivência, entram em funcionamento receptores de estímulos capilarizados na região periférica e na medula espinal, chegando até ao tronco encefálico e ao córtex cerebral sensitivo.
Antes de entendermos o que é artrose facetária lombar e cervical, entretanto, precisamos nos localizar na anatomia da coluna vertebral e identificar suas partes. Vamos lá?
Anatomia da coluna vertebral
Localizada na parte posterior do tronco está nossa coluna, uma pilha de anéis ósseos dentro dos quais a medula e ramificações nervosas estão aninhadas. Vale lembrar que a medula e suas ramificações percorrem toda a extensão da coluna, comunicando membros, órgãos e sistemas ao encéfalo, além de controlar funções voluntárias e involuntárias, também chamadas vegetativas.
É interessante notar também que a coluna vertebral humana é dividida, anatomicamente, em três partes: coluna cervical, torácica e lombar e chamaremos seus anéis pelo nome técnico de “vértebras”. A região cervical é formada por sete vértebras e estão na região do pescoço, outras doze vértebras constituem a região torácica e as outras cinco estão na região lombar, parte inferior das costas.
É nas regiões cervical e lombar, portanto, que pode manifestar-se a artrose facetária lombar e cervical. Separando uma só vértebra, com finalidade de análise didática, podemos dizer que há duas partes, imaginando um corte longitudinal passando por ela, sendo que estas partes divididas, anterior e posterior, têm funções distintas. A porção anterior da vértebra tem resistência mecânica à pressão, suportando peso, visto que tem densidade óssea maior. Na parte posterior estão as articulações facetárias, que juntam uma vértebra à outra, responsáveis pelos complexos movimentos flexíveis desta parte do corpo.
Entendendo o que é artrose facetária lombar e cervical
A artrose consiste no desgaste de articulações ou, dizendo de outra maneira, no desgaste da cartilagem e seu osso. A partir daí, torna-se simples entender o que é artrose facetária lombar e cervical, suas possíveis causas, e procedimentos terapêuticos.
Podemos definir esta patologia como um desgaste degenerativo que leva à inflamação. O paciente então é acometido pela dor que se apresenta no pescoço e ombros e na parte inferior das costas, em alguns casos irradiando-se para as nádegas e coxas.
O processo de envelhecimento associado a outras desordens ou acidentes, como artrites ou infecções, também pode contribuir para o surgimento ou agravamento desta patologia, que poderá ser sindrômica. A semiologia médica, a partir da anamnese do paciente, possibilitará a formulação de hipóteses de diagnóstico que serão úteis à sua identificação precisa. Os tratamentos podem incluir administração medicamentosa, fisioterapia ou cirurgia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!