Você já ouviu falar de artrodese? Ela é um procedimento que visa fixar uma articulação do corpo. Neste texto falaremos sobre a artrodese de coluna pela via anterior, ou seja, quando a cirurgia é feita pela frente do corpo.
A técnica pode corrigir vários problemas, como é o caso de fortes dores crônicas na coluna geradas por instabilidade. Por ser um procedimento cirúrgico, é recomendada quando tratamentos convencionais não surtem mais efeito.
O que é artrodese?
A artrodese é um procedimento cirúrgico realizado em articulações. Ela é uma resposta a doenças ou fraturas, por exemplo, que causam instabilidade nesses locais. Para combater isso, a articulação é imobilizada.
Apesar da fixação, os pacientes não ficam imóveis, como a descrição pode sugerir. A cirurgia é feita somente nos segmentos danificados. Com isso, os segmentos saudáveis que não foram operados continuam a dar mobilidade ao corpo.
A artrodese de coluna pela via anterior
Um dos locais mais comuns onde a artrodese é realizada é a coluna. E uma das técnicas para fazer o procedimento é pela via anterior. Neste caso, o processo é realizado pela região abdominal do paciente, na parte da frente do corpo.
A cirurgia desse tipo é menos comum que a de via posterior, realizada pelas costas, porém tão eficiente quanto. Como todo procedimento cirúrgico, ela envolve riscos, como o caso de lesões viscerais e vasculares, por exemplo.
Contudo, antes de o paciente ir para a mesa de cirurgia, tudo é calculado de caso a caso pelo especialista, a fim de minimizar os riscos e maximizar o bem-estar do operado.
Como o procedimento é realizado?
A artrodese de coluna pela via anterior é realizada a partir de uma incisão no abdome, próximo ao umbigo. O corte dá acesso à coluna do paciente, e os discos lesionados ou doentes podem ser corrigidos.
Quando necessária, é realizada a retirada de pedaços de ossos quebrados, e enxertos são colocados no lugar. As correções podem, ainda, ser feitas a partir de estruturas médicas metálicas que fixam a articulação.
A recuperação varia bastante de pessoa para pessoa. Porém, no mesmo dia da cirurgia, o paciente já consegue se levantar, por exemplo. Depois do procedimento, é necessário ficar alguns dias internado e, posteriormente, realizar fisioterapia.
Quando a artrodese é indicada?
Estão dentre as condições e doenças para as quais é indicada a realização da cirurgia:
- espondilolistese;
- hérnias recidivadas;
- discopatia degenerativa;
- instabilidades ou fraturas na coluna;
- deformações na região lombo-sacral.
- pseudoartrose de coluna
- revisão de cirurgias
Agora você já conhece a artodese de coluna via anterior.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!