acabar com a dor lombar

6 passos para acabar com a dor lombar

A dor lombar, concentrada na parte inferior da coluna vertebral, afeta algo como 80% da população mundial em alguma etapa da vida. Só para se ter uma ideia, sua incidência é tão alta que fica atrás apenas dos resfriados e gripes. A lombalgia pode prejudicar uma série de atividades cotidianas, implicando na queda de energia, cansaço e fadiga frequentes, desânimo e até depressão.

6 passos para acabar com a dor lombar

1. Mantenha a postura correta

A postura correta, que inclui manter a curvatura natural da região lombar em atividades cotidianas, não só alivia dores na coluna como também evita o desenvolvimento de desvios e/ou deformidades.

A posição “neutra” deve ser mantida até mesmo (e principalmente) na realização de atividades de alto impacto, como exercícios físicos ou na hora de empurrar e carregar objetos.

2. Tome cuidado com sua rotina

A grande maioria de nós passa o dia todo em alguma posição contínua, seja sentado ou em pé. Esse fato pode resultar em impactos negativos para os ligamentos, músculos, articulações e até mesmo para os discos intervertebrais localizados na lombar. Além disso, essa rotina leva ao surgimento de uma das mais comuns dores na região lombar, a causada pela compressão dos discos.

3. Aposte em exercícios para a lombar

Independentemente de você já ter o hábito de praticar atividades físicas ou não, inclua exercícios de fortalecimento da lombar na sua rotina. Se você costuma ir à academia, peça ao seu instrutor que se lembre de colocar em sua ficha atividades específicas que permitam aumento de força na sustentação da coluna lombar. Entre eles estão os exercícios para o abdômen, diafragma, períneo e costas. Te ajudarei a montar seu treino por grupos musculares durante seu acompanhamento.

3. Aposte no alongamento para coluna lombar

A dor lombar também pode ser diminuída ou até mesmo combatida com o simples hábito de dedicar um tempinho no dia para alongar a região. O alongamento antes de dormir, logo ao acordar, após um dia cansativo de trabalho e antes e depois da prática de exercícios físicos já pode fazer uma enorme diferença ao longo do dia. Aposte nisso!

4. Aqueça a região

Uma boa dica para os momentos de crise de dor é apostar em compressas quentes. Aquecer a região tem um efeito analgésico e trará alívio, ainda que momentâneo. Para que a compressa faça efeito, deixe-a agir por 15 a 20 minutos.

5. Descanse e tenha boas noites de sono

Sempre que possível, aposte em posições mais confortáveis para dormir, de modo a aliviar a dor lombar. Tente criar o hábito de dormir de lado, sempre com um travesseiro entre as pernas. Transforme “dormir bem” em um hábito rotineiro, descansando entre 7 e 8 horas por noite.

6. Em casos de dores intensas e constantes…

Não hesite em procurar ajuda médica. Lembre-se que a dor lombar, quando diagnosticada e tratada em seus estágios iniciais, conta com chances elevadas de ser totalmente eliminada.

Agora você já conhece 6 dicas para acabar com a dor lombar. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.

O que deseja encontrar?

Compartilhe