Tem sofrido com dores na coluna e não faz ideia de qual pode ser o motivo? Pois saiba que o seu aparelho celular pode ser o principal vilão. A seguir, descubra por que o uso indiscriminado do equipamento pode acabar prejudicando a sua saúde e causando dores nas costas.
Dores na coluna e uso do celular: qual é a relação?
Não se pode negar que o aparelho celular já faz parte da nossa rotina. Além de um telefone, é também o principal canal de informação, comunicação por texto e até de diversão para a maioria das pessoas.
Há ainda quem o utilize como ferramenta para o trabalho, tanto para a comunicação com possíveis clientes, superiores e colegas como para aprender mais a respeito da área na qual atua. Por isso, é normal que as pessoas fiquem cada vez mais tempo conectadas, olhando para a pequena tela do aparelho.
O problema é que, apesar de toda a facilidade que o celular traz para a nossa vida, o uso exagerado dele pode acabar trazendo prejuízos para a saúde, principalmente para as costas. E o resultado disso são as indesejadas dores na coluna.
A causa dessas dores relacionadas ao uso do celular está basicamente na postura. Se repararmos a posição em que uma pessoa fica enquanto utiliza o aparelho, vai ficar mais fácil de entender. A coluna fica levemente arqueada e o pescoço, voltado para baixo, sendo forçado muito mais que o ideal.
Assim, a coluna cervical é quem acaba sofrendo o maior impacto. A grande maioria das pessoas passa, então, a apresentar dores na coluna na região da nuca e na cabeça. Dependendo da quantidade de tempo e até das vezes em que se faz o movimento de olhar para baixo, o usuário de celular pode passar a sentir espasmos nas regiões dorsal e toráxica.
Mas, isso pode ser revertido
A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível reverter e até evitar que as dores nas costas a relacionadas ao uso do celular apareçam. Para isso, basta trocar a posição de uso do aparelho.
Isto é, ao invés de abaixar a cabeça, forçando a musculatura do pescoço e da coluna cervical, é indicado levantar os braços na altura dos olhos.
Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de utilizar o aparelho, evitando forçar a musculatura a ficar em uma posição desconfortável. Para quem ainda não sofre de dores na região da coluna relacionadas ao uso do celular, vale procurar mudanças de hábito para a prevenção.
Por outro lado, quem já apresenta essas dores precisa passar a adotar novas posturas o mais breve possível, além, é claro, de consultar um ortopedista especializado para avaliar se não existem outros problemas relacionados.
Afinal de contas, além da mudança de postura durante o uso do celular, o médico poderá indicar ao paciente terapias, como a fisioterapia, por exemplo, para diminuir o desconforto e as dores na coluna.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!