O nervo ciático é considerado o maior do corpo humano e se estende desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos até alcançar o dedo maior do pé. É ele quem possibilita o movimento dos músculos das pernas, permitindo as articulações dos membros inferiores.
Os principais sintomas da dor ciática são dores agudas em, apenas, uma parte da perna ou quadril e dormência em outras partes. Outros sintomas comuns são a perda da sensibilidade ou redução dos reflexos na região atingida; formigamento ou sensação de queimação; aumento das dores depois de ficar muito tempo em pé ou sentado, ao tossir, espirrar ou rir; diminuição da força muscular e dores que começando na região lombar até a região da coxa ou da perna.
Causas da dor ciática
A dor ciática é causada por uma lesão ou compressão no nervo ciático. Normalmente, os anéis que circundam os discos se rompem com o aumento da pressão, intensificando a dor nas costas. Ao romper o anel, o núcleo escapa para o interior do canal e comprime o nervo ciático, causando a dor.
Os principais problemas que podem levar a dor ciática são:
- Síndrome do músculo piriforme (um espasmo muscular que comprime o nervo ciático);
- Lesão ou fratura pélvica;
- Deslocamento ou inflamação de disco (hérnia de disco);
- Tumores ou diabetes mellitus;
- Infecção pelo vírus da herpes (herpes zoster ou da catapora);
- Fraturas (provocando deslizamento de vértebras);
- Osteoartrite;
- Estenose da coluna lombar;
- Anomalias congênitas.
Existem ainda alguns fatores de risco que podem colaborar para o surgimento da dor, como a idade, obesidade, jornada de trabalho e o sedentarismo.
Diagnóstico e tratamento da dor ciática
O diagnóstico da dor deve ser feito por um ortopedista, que avaliará os sintomas e locais da dor. Durante a consulta, o médico poderá realizar alguns testes, como o levantamento de uma das pernas enquanto o paciente está deitado de barriga para cima na maca.
Se houver dor ou sensação de formigamento, o teste indica compressão ciática. Em caso de dúvidas, o médico poderá solicitar exames de imagem, como raio x e ressonância magnética.
O tratamento da dor ciática pode ser feito com o uso de medicamentos e exercícios, com o objetivo de melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral, além de diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios.
Nos casos mais graves, o ortopedista pode indicar uma cirurgia. Nos casos em que a hérnia de disco não melhora, por exemplo, pode ser indicada uma cirurgia para a retirada do disco vertebral e a junção das vértebras.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!