fraturas na coluna

Entenda as diferentes classificações das fraturas na coluna

Qualquer tipo de fratura na coluna vertebral ocorre, geralmente, por traumatismos de forte impacto, tais como acidentes de carro, quedas de determinada altura, dentre outros.

Tais fraturas também podem ocorrer sem que se tenha sofrido algum acidente. É o caso de quem tem os ossos fracos, sofrendo de osteoporose e/ou doenças metabólicas.

A região em que as fraturas de coluna são mais comuns é a toracolombar (T12-L1). Nesse local há um ponto de transição entre a coluna torácica e a coluna lombar. Tanto que, quando um paciente sofre qualquer acidente grave havendo politraumas, sempre há lesões associadas a essas partes. Assim como lesões abdominais, pulmonares e também outras.

Fraturas estáveis e instáveis

Fraturas estáveis não provocam deformidades na coluna tampouco lesões neurológicas. São de tratamento mais fácil, não havendo necessidade de cirurgia.

As fraturas instáveis deixam várias lesões na coluna, como a lesão ligamentar, a cifose, a perda de altura e outras. Também deixam alguns problemas neurológicos. Se não forem tratadas a tempo, podem trazer complicações ainda mais graves.  

Uma fratura instável não permite um tratamento comum. É necessária a cirurgia.  

As fraturas de coluna podem ser classificadas em fraturas por explosão, compressão, fratura-luxação e flexão-distração.

Fratura por explosão

É o caso da fratura provocada por acidente de carro. Ocorre quando a vértebra é praticamente esmagada em decorrência do impacto.

Nesse tipo de fratura, a vértebra é quebrada em várias partes. Em muitos casos, alguns fragmentos de ossos comprimem o canal vertebral onde está a medula espinhal e os nervos. É uma fratura que pode causar muita instabilidade.

Fratura por compressão

Muitos indivíduos sofrem esse tipo de fratura, que não está ligada a nenhum tipo de acidente. É o caso de qualquer fratura relacionada à osteoporose ou neoplasias. São fraturas decorrentes de uma insuficiência óssea, que não apresenta traumatismo grave.

Uma fratura por compressão bastante comum é a que a vértebra apresenta em sua parte frontal, quando esta se achata.

Fratura-luxação

Esta fratura é comum quando ocorre um desalinhamento da coluna, ou seja, ocorre uma lesão óssea e, juntamente com essa lesão, uma espécie de deslocamento da coluna. São, geralmente, as lesões mais graves na coluna, instáveis e de alto impacto.

Fratura flexão-distração

Bastante comum também em acidentes de carro, nessas fraturas a coluna é flexionada para frente porque o corpo é projetado para fora do carro. Logo em seguida, contudo, a coluna faz um movimento de desaceleração. É o que provoca o efeito flexão-distração.

É uma fratura que lesa os ligamentos e toda a parte óssea. É causada por grande impacto e tende a ser instável. Geralmente exige um bom tempo de recuperação.

Se você sentir qualquer incômodo na coluna, se conhece alguém que tenha sofrido qualquer trauma e necessite de um tratamento, marque uma consulta e venha conversar comigo.  

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião da coluna vertebral em Cuiabá.

O que deseja encontrar?

Compartilhe