Se você tem dor lombar, andar de carro por uma hora ou mais pode ser um verdadeiro desafio para você. De acordo com relatos recentes, cerca de 60 a 70% das pessoas que dirigem reclama de dor na coluna ao dirigir, especialmente em cidades grandes, onde o tráfego faz com que os motoristas passem longas horas ao volante.
Está preocupado com aquela dor nas costas enquanto dirige? Então, você está no lugar certo. No post de hoje você verá algumas dicas que podem ajudá-lo a reduzir sua dor e, principalmente, permitir que você dirija sem prejudicar sua coluna. Vamos lá?!
3 dicas para dirigir sem prejudicar a coluna
Avalie o conforto antes de partir
Certifique-se de que você estará confortável durante a viagem antes mesmo de partir. O mínimo detalhe irritante no início da sua viagem pode resultar em dor mais tarde.
Não deixe sua carteira, celular ou qualquer outra coisa no bolso de trás, pois isso pode desalinhar sua coluna. Também reduza o alcance do volante, pois quanto mais longe do volante, mais pressão será colocada em suas costas, pescoço, ombro e pulsos.
Também se certifique de que suas costas estejam alinhadas ao banco. Em alguns casos, é necessário adicionar algo ao assento do carro. Há muitas almofadas e travesseiros específicos para combater a dor lombar. Verifique se funciona para você.
Verifique a posição do assento do carro
Provavelmente o banco do seu carro tenha mudado de posição ao longo do tempo. Sendo assim, uma das primeiras coisas que você tem que fazer é verificar se o assento do seu carro está na posição correta. A posição correta do assento pode evitar mais de 50% das lesões enquanto dirige, garantindo assim uma condução mais tranquila.
Mover o assento para frente pode ajudar, pois quanto mais perto do volante, melhor. Estar perto do volante impede que você se curve, além de evitar que você faça esforços para alcançar os pedais. O ângulo do assento deve estar entre 100 e 110 graus.
Além da posição do assento, você também deve ficar atento quanto a:
- altura do volante: você deve manter suas coxas afastadas do volante,
- mãos no volante: nunca segure o volante por baixo. Naturalmente, o modo de segurar o volante muda em alguns momentos, mas procure sempre segurá-lo por cima.
- encosto de cabeça: o encosto deve estar posicionado sempre acima das orelhas, pois além de melhorar a postura, ele evita a movimentação exagerada do pescoço em caso de acidentes – o que, obviamente, previne lesões.
Estique-se quantas vezes puder
Ficar sentado no carro por longas horas pode ser prejudicial para suas costas, pois os músculos podem adormecer. Para evitar esse tipo de coisa, existem alguns alongamentos para amenizar a dor lombar que você pode fazer no carro enquanto espera o sinal abrir, por exemplo.
Existem várias técnicas simples que você pode usar para se alongar enquanto está sentado, ajudando assim a soltar os músculos e melhorando a flexibilidade.
Enfim, essas foram as 3 dicas de como dirigir sem dores. Basicamente, você precisa ficar atento quanto a posição do assento, distância entre o volante, encosto de cabeça e se movimentar sempre que puder. Desta forma, você estará dirigindo na postura correta, não prejudicará sua coluna e, principalmente, terá uma experiência saudável de direção.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!