A discite é uma doença caracterizada pela inflamação ou mesmo infecção dos discos intervertebrais. Essa inflamação é muito mais comum em crianças, especialmente abaixo dos 10 anos, mas pode ocorrer também em adultos, embora seja muito mais incomum.
Dessa forma, é importante que se mantenha atenção a qualquer dos sintomas que possam representar a presença da doença, especialmente quando eles surgem em crianças, podendo indicar a presença desse tipo de inflamação nos discos intervertebrais.
Sintomas da discite
Embora seja uma doença relativamente incomum se comparada com outros problemas de saúde, a discite apresenta alguns sintomas que permitem identificá-la de maneira mais rápida e fácil. Além disso, há a grande possibilidade de ela se desenvolver em crianças pequenas.
O primeiro sintoma é a dor na região das costas, podendo localizar-se na região superior ou na posterior. Essa dor pode se apresentar de forma mais leve ou mais aguda, geralmente ficando mais forte com a realização de quaisquer movimentos.
A dor ainda pode se apresentar tanto de forma localizada, apenas com o incômodo na região das costas, ou espalhada, causando dores também no quadril, no abdômen ou nas pernas.
Além disso, a enfermidade também pode ocasionar outros sintomas, especialmente em casos mais graves, como febre, desconforto abdominal, rigidez muscular, além de uma grande dificuldade para realizar qualquer tipo de movimentos que necessitem de mobilidade do corpo.
Causas da discite
A causa ainda é um assunto que gera grande discussão entre a comunidade médica, não sendo unicamente certa a origem da doença. O que se entende é que a discite pode ser ocasionada por algum tipo de infecção viral ou bacteriana que comprometa os platôs vertebrais, atingindo, posteriormente, os discos vertebrais e causando a evolução da doença. Pode ser ocasionada por doenças como tuberculose ou mesmo após procedimento cirúrgicos no local.
A doença também pode estar relacionada a outros problemas de saúde, como a osteomielite, por exemplo, uma infecção dos ossos e da medula que pode comprometer os discos intervertebrais e contribuir, assim, para o desenvolvimento do problema, aumentando a possibilidade de ocorrência desse problema.
Tratamento da discite
Assim como as causas, o tratamento da também gera discussão e recebe opiniões diferentes dentre os médicos, pois há ideias distintas de qual é a opção mais indicado.
Alguns especialistas optam pelo tratamento apenas com a imobilização da coluna, com o uso de coletes imobilizadores. No entanto, há quem opte também pelo uso de antibióticos para combater a infecção bacteriana. Além disso, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser administrado conforme a necessidade de cada caso.
Outra possibilidade para o tratamento da discite é por meio de cirurgia, porém esse tipo de tratamento é indicado apenas em casos mais extremos, quando há suspeita de tumores, alterações causadas na bexiga, no intestino ou grande acúmulo de pus no local.
O procedimento cirúrgico também pode ser utilizado para tratamento de casos em que seja necessária uma descompressão da estrutura neural, sendo, assim, o meio mais indicado nesses casos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!