Os nervos, estruturas filamentosas como feixes e distribuídas em todo o corpo humano, são comandados pelo cérebro para transmitir impulsos nervosos para todo o organismo, fazendo com que órgãos, músculos, ossos, glândulas e tudo que compõe a forma humana possam se movimentar e ter vida.
Apresentam três tipos essenciais: os aferentes, que cuidam dos sinais periféricos e sensoriais, como o tato, os eferentes, que estimulam os músculos e glândulas, e os mistos, que fazem parte do sistema raquidiano.
O maior nervo do corpo humano é o ciático, ligado ao sistema raquidiano e que se inicia na coluna lombar e vai até o dedo dos pés. Fica localizado na parte de trás do joelho e das coxas e é o responsável pelos movimentos musculares que proporcionam os atos de caminhar e de se locomover. Como possui funções importantíssimas, o nervo ciático deve manter o próprio processo sem maiores interrupções, para evitar danos graves e a famosa dor ciática.
Como surge a dor ciática
O tratamento inicial para dores ciáticas é feito com medicação, que vai desde analgésicos comuns até os derivados de diazepam e relaxantes musculares. Em paralelo, é preciso fazer um reforço de vitaminas e sais minerais para que atuem na saúde dos nervos.
Massagens e fisioterapia podem amenizar a dor e proporcionar mais conforto ao paciente que tem dificuldade em se movimentar. Pela complexidade do problema, é necessário que esse tipo de procedimento seja feito por um profissional e sob observação médica.
Os casos mais graves, em especial de hérnia de disco, pedem que seja realizada uma cirurgia.
Para prevenir o surgimento de dores ciáticas, é preciso mudar a postura e os hábitos. Pode-se incluir na rotina atividades físicas que alonguem os músculos e os fortaleçam, ter uma postura mais adequada e manter o peso ideal.
O que causa a dor ciática
Se houver algum tipo de compressão e pressão no nervo ciático, desde o canal espinhal até o percurso deste, a dor é o sinal mais importante de que há um problema na região. Inclusive, a dor ciática é conhecida por ser bastante específica devido à intensidade e por irradiar pelas pernas, deixando-as dormentes, com queimações e formigamentos.
O importante é que, ao primeiro sinal de dor, o paciente busque um especialista para descobrir as causas dela e contê-la. O médico pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios que amenizam os sintomas, mas só após tomar conhecimento das causas do problema.
Os casos mais graves de dores ciáticas são direcionados a uma cirurgia para reequilibrar o local, como é feito em hérnias de disco. A postura e os estilos de vida mais saudáveis são fundamentais para prevenir o problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!