Andar é uma ação complexa e que envolve praticamente todos os ossos, músculos e ligamentos do corpo humano. O processo do movimento começa com os ossos, que são capazes de se articular uns com os outros por intermédio dos ligamentos, e abrange até os músculos, que proporcionam estabilidade, força, contração e distensão para realizar uma caminhada.
Eles recebem estímulos dos nervos motores, sob comando do cérebro. Para guiar todo o processo, inúmeras conexões acontecem. Nesse sentido, qualquer problema em uma dessas conexões pode interferir na ação livre de caminhar e impedir ou dificultar os movimentos.
Vale lembrar que as doenças que afetam o caminhar não se restringem aos ossos, já que até mesmo distúrbios mentais podem influenciar no processo. Nem sempre é fácil encontrar o diagnóstico preciso!
6 doenças que podem impedir ou dificultar o caminhar
Para ter mais clareza sobre as principais doenças que dificultam o ato de caminhar, selecionamos abaixo as mais relevantes, com maior índice de ocorrências:
1 – Mal de Parkinson
Trata-se de uma doença degenerativa que não tem cura: aqui, o tratamento visa amenizar e retardar os sintomas. Dentre os principais sinais do Mal de Parkinson, incluem-se uma expressão facial fixa, os famosos tremores e também a própria dificuldade de caminhar, que se dá inicialmente devido aos tremores crescentes nas pernas que causam desequilíbrio.
A doença também desencadeia movimentos lentos e limitados, que impedem que o paciente consiga se levantar naturalmente.
2 – Tumor Cerebral
O crescimento e desenvolvimento de células anormais no cérebro são as causas do tumor cerebral. De acordo com os tipos de células anormais, eles podem ser benignos ou malignos. Podem, ainda, surgir após metástase de outra parte do corpo.
Além de muita dor, um de seus sintomas é a dificuldade para caminhar, que pode ser acrescida de pressão e inflamação com acúmulo de fluído no local, a depender do seu estágio. O tumor cerebral também traz náuseas, sono constante, convulsões, alteração na fala e dificuldade de andar.
3 – Doenças reumáticas
As doenças reumáticas são um conjunto de enfermidades que acontecem no aparelho locomotor. De acordo com o seu desenvolvimento, podem comprometer o andar e outras funções e órgãos do corpo, como os rins.
A depender da localização e a gravidade da patologia remática, pode ser que o paciente consiga caminhar normalmente após o tratamento ou tenha dificuldades duradouras para andar.
4 – Síndrome de Piriforme
A síndrome de piriforme é uma dor ciática que ocorre devido à compressão do nervo ciático pelo músculo chamado de piriforme.
O músculo piriforme se origina no osso sacro e abrange a coxa externamente para proteger o nervo ciático. Caso ele sofra alguma hipertrofia, contratura ou encarceramento (manifestando-se em tensão ou espasmos, por exemplo), pode ocorrer uma inflamação no nervo ciático.
Com a dor aguda e intensa resultante, a pessoa acaba sendo impedida de caminhar.
5 – Ataxia
Definida pela falta de coordenação muscular nos movimentos voluntários, a ataxia impede a caminhada e atividades ainda mais simples, tais como pegar um objeto e até o ato de falar.
A doença causa danos às regiões do sistema nervoso que coordenam os movimentos, a exemplo do cerebelo. Sua ocorrência pode ser estimulada pelo uso frequente e exagerado de álcool, AVC, tumor e esclerose múltipla.
6 – Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma doença degenerativa, que causa inflamação crônica no sistema nervoso central. Os pacientes apresentam uma crescente dificuldade de caminhar, o que ocasiona um grande impacto na qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!