As deformidades da coluna consistem em desvios que afetam a região – por vezes, isoladamente, por vezes em conjunto com outras. Neste artigo trouxemos as 5 principais deformidades que podem afetar essa região tão importante do corpo. Vamos conferir?
5 principais deformidades da coluna
1. Escoliose
A escoliose é um desvio lateral anormal da coluna vertebral, ou melhor, um desvio que atinge o “plano coronal”. Quando a curvatura é menor do que 10 graus, não é possível considerar a presença do desvio – nesses casos, trata-se apenas de uma variação postural. Entre 10 e 20 graus, a condição é considerada leve, agravando-se quanto maior for esse número.
Vale acrescentar que a curvatura pode se manifestar de modo estrutural ou não. Já a progressão do desvio costuma ter relação direta com o ângulo da coluna no início da adolescência (fase na qual o problema geralmente é diagnosticado). A partir de então, se não for acompanhado por especialista, o desvio pode se tornar maior.
2. Cifose
A cifose é uma deformidade da coluna caracterizada pelo excesso de curvatura no plano sagital, ou seja, na parte posterior da vértebra.
Resumidamente, a coluna fica curvada para o lado de fora da caixa torácica, fazendo com que o indivíduo tenha com a sensação de corcunda. Entre 20 e 45 graus de curvatura na região superior da parte de trás das costas, a situação é considerada normal. Acima disso, é um caso de cifose.
Geralmente, a cifose é uma deformidade de coluna que se manifesta em indivíduos sedentários, que não praticam atividades físicas e que mantém má postura ao longo do dia (como passando um longo período sentado ou em pé, na mesma posição). Além disso, doenças como a osteoporose senil e a espondilite anquilosante também podem levar ao desenvolvimento da condição.
3. Lordose
A lordose existe como uma curvatura normal da coluna , porém quando aumentada é caracterizada pela formação de uma espécie de côncavo, especialmente nas regiões lombar e/ou cervical. Nesta deformidade da coluna, uma parte dela acaba “projetada” para dentro, levando o quadril para frente.
Resumidamente, a lordose ocorre quando o encurvamento em excesso afeta a parte inferior da coluna. Na grande maioria dos casos, a condição é associada ainda à cifose e escoliose, dificilmente se manifestando sozinha. Sua principal causa é a má postura.
4. Lombalgia
A lombalgia, como seu nome já nos dá a entender, é caracterizada por anormalidades na região da lombar. Seu principal sintoma é dor excessiva na parte de baixo das costas.
5. Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando os discos localizados em meio à coluna vertebral (ou seja, os discos “intervertebrais”) saem da posição que deveriam, ocasionando fortes dores.
Manter a postura sempre correta, praticar exercícios físicos, alimentar-se equilibradamente, ter cuidado com movimentos ou quedas bruscas e evitar o sobrepeso são as melhores formas de evitar os desvios na coluna.
Agora você já conhece as principais deformidades da coluna. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!