A coluna vertebral é uma das principais estruturas do corpo humano. Ela é a estrutura responsável pela possibilidade de movimentos, e que permite aos seres humanos se manterem eretos. Além disso, é também a coluna vertebral que permite que o peso do corpo seja suportado.
Porém, apesar de ser uma das mais importantes partes do corpo humano, a coluna vertebral é, muitas vezes, pouco conhecida pelas pessoas, que não lhe dão a devida atenção. Assim, é comum que alguns detalhes sobre esta estrutura passem despercebidos e sejam pouco conhecidos pela grande maioria das pessoas.
Constituição da coluna vertebral
Embora seja conhecida a extensão e a importância da coluna vertebral no corpo humano, sua anatomia ainda é pouco detalhada. Por isso, algumas pessoas acabam por não saber exatamente como ela é e como é constituída completamente.
A coluna vertebral é constituída por cinco regiões distintas, que vão desde o pescoço até a base da coluna. Estas regiões são a coluna cervical, a coluna torácica, a coluna lombar, o sacro e o cóccix.
A coluna cervical é o início da coluna e fica localizada no pescoço. Devido à sua localização e às vértebras presentes nesta região, é comum que em casos de pancadas e acidentes seja a primeira parte do corpo a ser imobilizada para evitar lesões de movimentos.
Já a coluna torácica é a região que ocupa todo o espaço do tórax, sendo assim a maior parte da coluna vertebral. É também nesta região que se concentra o maior número de vértebras, doze delas estão localizadas ali.
Logo abaixo, se encontra a coluna lombar, na região da cintura, parte importante da coluna para o suporte do peso corporal. Já no final da coluna se encontram as regiões finais, do sacro e do cóccix, que embora sejam menos extensas, contam com cinco vértebras no sacro e outras cinco no cóccix.
Curvaturas da coluna vertebral
É comum que a coluna vertebral seja imaginada como uma linha reta, como é geralmente percebida nas costas do corpo humano. Porém, ao longo da estrutura da coluna existem algumas curvaturas que são fundamentais para que ela possa suportar o peso do corpo e permitir a movimentação.
Estas curvaturas presentes na coluna são conhecidas como lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e cifose sacral, e são curvaturas muito leves, que ao toque ou durante o dia a dia são praticamente imperceptíveis, embora tenham uma grande importância.
No entanto, alguns hábitos inadequados, como uma postura incorreta no cotidiano, esforço excessivo ou peso acima do ideal podem provocar alguns problemas nestas curvaturas, tornando-as mais acentuadas e gerando problemas mais graves, além de um grande desconforto e dores frequentes, que podem se tornar crônicas.
Desta forma, é importante que se mantenha uma postura correta durante todo o dia, além de se atentar a não submeter a região a esforços excessivos, evitando que possa vir a sofrer com alguns destes problemas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.