Quem já sofreu ou ainda sofre com a hérnia de disco conhece perfeitamente a dor e os desconfortos provocados por esse defeito anatômico.
No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o problema atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas, entre 25 e 40 anos, sendo mais comum a partir dos 35 anos. Ou seja, trata-se de um número expressivo de brasileiros que enfrentam diariamente as implicações geradas por esse transtorno.
A cirurgia é a única medida capaz de corrigir o distúrbio, uma vez que os medicamentos só servem para aliviar os sintomas. Mas, normalmente, quando falamos em cirurgia, as pessoas ficam receosas. Por essa razão, neste artigo, apresentamos a cirurgia de hérnia de disco a laser, que é minimamente invasiva e oferece cicatrização rápida.
Continue a leitura para saber mais!
Para quem o procedimento é indicado?
A operação, nesses termos, é ideal para os pacientes que manifestam dor na coluna, com irradiação ou não nas extremidades, que equivalha à existência de hérnia de disco comprovada por ressonância magnética e cujo restabelecimento não ocorra com medicamentos e fisioterapia.
Como funciona a cirurgia de hérnia de disco a laser?
Trata-se de uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva voltada ao tratamento da hérnia de disco. É um procedimento que não implica incisões e os riscos relacionados à hemorragia são menores.
Nesse caso, o objetivo é promover alívio percutâneo do disco, isto é, através da pele. Dessa forma, os sintomas provocados pela compressão de estruturas nervosas, próximas do disco, são eliminados.
Portanto, a descompressão promovida pelo laser não remove a matéria do disco, mas resulta na diminuição da pressão intradiscal, por meio de pulverização do núcleo pulposo.
Quais são as principais vantagens?
Um dos benefícios, certamente, tem a ver com a redução do trauma provocado pela cirurgia, porque o paciente não sofre com incisões e ainda obtém recuperação rápida. Além disso, o procedimento, que pode ser feito com leve sedação e anestesia local e geral, oferece tempo de operação mais curto.
Como é feita a operação?
Depois de anestesiado, o cirurgião aplica uma agulha de 18G na pele do paciente, no ponto médio do núcleo pulposo, com a ajuda do Arco-C (intensificador de imagem). Em seguida, o mandril da agulha é retirado e a fibra óptica é introduzida, transportando o raio laser até o ponto central do disco.
Como funciona o pós-operatório?
Normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia, e o pós-operatório implica repouso durante uma semana. Depois disso, ele pode retornar às suas atividades, desde que elas não exijam tanto esforço físico.
A cirurgia de hérnia de disco a laser, por ser menos invasiva, traz algumas vantagens ao paciente. Como vimos, a redução de hemorragias e a recuperação rápida são algumas delas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!