cirurgia para escoliose

11 cuidados no pós-operatório da cirurgia para escoliose

A cirurgia para escoliose demanda diversos cuidados antes, durante e após o procedimento. Por se tratar de uma intervenção na coluna vertebral, o processo de recuperação é mais delicado. Portanto, se você tem indicação para a cirurgia, ou seu filho deve passar pelo tratamento, se prepare para os cuidados do pós-operatório.

Estar preparado para esta fase do tratamento garante que os resultados saiam como o esperado. Em primeiro lugar, é importante saber que a cirurgia para escoliose não irá limitar permanentemente os movimentos e as atividades cotidianas. Em cerca de 6 ou 12 meses, conforme cada caso, o paciente operado poderá realizar todas as atividades corriqueiras, inclusive praticar esportes de contato.

Saiba mais sobre os cuidados pós-operatórios, a seguir.

O que fazer no pós-operatório da cirurgia para escoliose?

O pós-operatório deve ser pensado antes mesmo da cirurgia. Isso inclui o planejamento do ambiente de recuperação, o local de descanso, o banho, etc. Por isso, antes mesmo de falarmos sobre os cuidados após a cirurgia de escoliose, vamos enfatizar alguns pontos importantes para que o paciente tenha conforto durante sua reabilitação.

Planejamento do pós-operatório da cirurgia para escoliose

Se você ou seu filho irá passar pelo procedimento, não deixe de planejar os seguintes pontos:

  • analisar se a cama é muito baixa ou muito alta para sentar, deitar ou se levantar no dia a dia após a cirurgia;
  • observar se o acesso ao quarto é por escadas, que podem prejudicar a movimentação no pós-operatório. O ideal é que o quarto seja no térreo;
  • fazer um plano de nutrição, principalmente para as duas primeiras semanas da cirurgia;
  • contar com ajuda de alguém nas primeiras semanas de recuperação, principalmente para banhos, preparo de alimentos saudáveis e na realização de tarefas de limpeza da casa e das roupas;
  • estar sempre com o ambiente da casa livre de poluição e sujeira, além de evitar o contato com animais de estimação peludos;
  • contar com a ajuda de alguém preparado para a troca de curativos, disponibilizar os medicamentos nos horários certos, etc.

Voltando para casa após a cirurgia

O paciente operado de escoliose pode permanecer internado em observação entre 4 e 7 dias. Nesse período, todos os cuidados relativos à troca de curativos, medicamentos e nutrição é de responsabilidade dos profissionais de saúde. 

Ao receber alta hospitalar, os cuidados em casa devem seguir as seguintes recomendações:

  1. não dirigir até a liberação médica – também não é recomendado fazer passeios de carro no período de recuperação;
  2. evitar flexionar as costas;
  3. não elevar nenhum tipo de peso – é importante contar sempre com a presença de alguém para que possa, inclusive, pegar objetos;
  4. não “torcer” a coluna, nem mesmo para se deitar na cama;
  5. controlar a dor, tomando os medicamentos nos horários determinados pelo médico;
  6. manter os curativos sempre limpos e secos;
  7. não usar cremes ou pomadas nos curativos;
  8. cerca de um mês após a cirurgia, alguns pacientes podem ser liberados para retornar à escola ou ao trabalho;
  9. as atividades físicas escolares, por exemplo, não são liberadas no primeiro mês de recuperação;
  10. dirigir pode ser liberado após 12 semanas após a cirurgia. Antes disso, não se deve dirigir ou andar de carro, já que a movimentação e os solavancos na estrada podem torcer a coluna e prejudicar a cicatrização;
  11. atividades que exijam contato físico só devem ser realizadas após a fusão óssea total, o que pode ocorrer entre 6 a 12 meses após a cirurgia, dependendo de cada indivíduo.

Existem diversos outros cuidados importante durante a reabilitação da cirurgia para escoliose. Mas, não se preocupe! Seu médico fará todas as orientações necessárias para que a recuperação seja a mais adequada possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe