Estenose lombar

Estenose lombar: sintomas e causas

A estenose lombar é caracterizada pelo estreitamento do canal que contém a medula e os nervos espinhais. Quando atinge a região lombar, a parte prejudicada é o inferior das costas. No entanto, a estenose também pode se desenvolver no pescoço (estenose cervical). Em alguns casos, o distúrbio é assintomático (sem sintomas), mas, geralmente, a estenose causa diversos incômodos. 

Conheça os sintomas e as causas da estenose lombar a seguir. 

Sintomas da estenose lombar

Os sintomas da estenose variam conforme o local e os nervos atingidos. A estenose do canal lombar, em geral, causa os seguintes sinais:

  • fraqueza no pé ou na perna;
  • dor ou cãibra em uma ou ambas as pernas, quando de pé por longos períodos ou ao caminhar;
  • alívio da dor ao inclinar para a frente ou ao sentar;
  • dor nas costas;
  • dor no quadril;
  • perda da função do intestino ou da bexiga, também chamado de síndrome da cauda equina.

Causas da estenose lombar

Antes de falarmos sobre as causas, é interessante classificarmos a estenose lombar. Ela pode ser primária (presente já no nascimento) ou adquirida (a maior parte dos casos). A maioria dos quadros são identificados em pessoas acima dos 50 anos. 

Em algumas situações, a estenose é causada por alterações congênitas da coluna vertebral, como escoliose, ou até mesmo por doenças genéticas. A seguir, vamos falar sobre as causas da estenose lombar adquirida, já que a primária tem relação com a malformação congênita do canal medular. 

Crescimento excessivo dos ossos

O crescimento ósseo na coluna vertebral pode ser resultado da doença de Paget, que afeta pessoas já adultas, ou devido ao desenvolvimento de osteoartrite, que costuma formar esporões dentro do canal da medula. 

Hérnia de disco

Os discos intervertebrais, que protegem as vértebras contra o atrito, costumam se degenerar com o avanço da idade. Quando os discos se tornam frágeis, podem se formar hérnias. Caso uma hérnia pressione o canal medular, ela pode causar a estenose.

Rigidez dos ligamentos da coluna 

Quando os ligamentos que protegem os ossos da coluna incham ou se tornam espessos, devido a problemas primários, eles também podem gerar pressão sobre a medula.

Tumores

Tumores benignos ou malignos podem se desenvolver dentro da medula espinhal, ou mesmo nas membranas próximas e pressionar os nervos da espinha.

Lesões traumáticas

Quedas bruscas, acidentes de carro ou outros traumas na coluna podem gerar fraturas ou luxações vertebrais, gerando inchaço próximo ao canal da medula.

Cirurgias 

O inchaço gerado após cirurgias na coluna também podem causar a pressão direta na medula ou nos nervos da espinha e os sintomas da estenose. 

Caso não tratados, os casos graves de estenose lombar podem gerar quadros permanentes de dormência, paralisia, alterações de equilíbrio ou fraqueza.

Como vimos, diversas são as causas da estenose lombar. Portanto, o tratamento deve ser orientado pela causa primária do problema. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe