coluna vertebral

6 dicas para melhorar a saúde da sua coluna vertebral

A coluna vertebral é uma espécie de eixo de sustentação dos animais vertebrados, cujas funções vão desde a sustentação do corpo e a proteção dos órgãos e da medula espinhal, até às capacidades articulares e posturais.

Logo, trata-se de um sistema de fundamental importância para o corpo, o que implica dizer que deve ser bem cuidada, pois, assim como são muitas as suas funções, também são muitos os problemas e doenças ligadas a ela.

Dentre esses problemas, sintomas e doenças, estão a lombalgia, a cifose de Scheuermann, os tumores, a hérnia de disco (lombar e cervical), a escoliose, a esponditite aquilosante (que é um distúrbio inflamatório), a espondilolistese lombar e a fratura osteoporótica, que atinge preferencialmente idosos.

Para evitar a ocorrência dessas patologias na coluna vertebral (e preservar a qualidade de vida!), há uma série de atitudes e cuidados que podem ser tomados.

A seguir, confira 6 dicas simples e eficazes para melhorar a saúde da sua coluna vertebral:

1 – Faça exercícios regularmente

Primeiramente, procure um especialista para avaliar as condições da sua coluna. Desenvolva, então, uma programação de exercícios, que pode conter treinos de natação, musculação, pilates e outros. O importante é que se trabalhe a força e o condicionamento dos músculos que dão proteção à coluna. A movimentação proporciona ainda a manutenção da hidratação do disco intervertebral.

Isso, entretanto, não quer dizer que qualquer exercício irá fazer bem à coluna. Atividades mais intensas e praticadas sem regularidade, com impacto na coluna, sem que haja um trabalho de fortalecimento da musculatura das costas e do dorso, só podem acarretar problemas e não alívio.

2 – Reduza o estresse

Sim, é verdade, o estresse pode causar dor na coluna. Isso ocorre porque, em situações de tensão, os músculos das costas também ficam tensos e comprimem as vértebras, gerando espasmos dolorosos. É preciso reduzir o estresse a qualquer preço, seja mudando de hábitos, ou seja praticando esportes, por exemplo.

3 – Cuide da alimentação

A coluna concentra 33 dos 206 ossos do corpo. Isso quer dizer que trata-se da região do corpo mais favorecida com uma dieta rica em vitamina D (exposição ao sol), cálcio, magnésio, manganês, zinco e cobre. Uma alimentação balanceada é a melhor prevenção para praticamente todas as doenças.

4 – Cuidado com o hábito de usar tecnologias móveis

É só observar como as pessoas se portam para usar seus smartphones, laptops e tablets para perceber que logo isso pode se transformar em um grave problema de saúde pública.

Ficar horas usando esses aparelhos é um risco para a coluna. Se não for possível reduzir o uso dessas tecnologias, é preciso procurar se certificar de que a tela está à altura dos olhos, de modo a evitar que você passe o tempo todo curvado. Além disso, é preciso se levantar pelo menos a cada meia hora para andar, se espreguiçar e movimentar o corpo.

5 – Evite o sobrepeso

O excesso de peso, sobretudo quando está concentrado na circunferência abdominal, é um risco para a coluna, pois altera o centro de gravidade do corpo. O sobrepeso, entretanto, não é o único vilão: a extrema magreza também é fator de risco para o desenvolvimento de osteoporose. Logo, busque manter um peso saudável!

6 – Tenha cuidado na hora de levantar pesos

Levantar peso é uma atividade que exige técnica. As pessoas pegam peso de qualquer maneira e causam danos sérios à coluna vertebral, quando deveriam empurrar o objeto ou pedir ajuda a alguém. Essa é uma ação corriqueira do cotidiano que, se observada, pode prevenir graves problemas. O disco intervertebral é muito prejudicado com flexão e rotação extremas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe