Atualmente, uma das razões mais comuns de afastamento do trabalho e interrupção das atividades do dia a dia é a dor lombar. Entretanto, por ser comum, nem sempre as pessoas dão a devida atenção ao problema e mascaram os sintomas com analgésicos e anti-inflamatórios. Para esclarecer as dúvidas comuns em torno desse assunto, leia o artigo até o final.
1 – O que é dor lombar?
Dor lombar (ou lombalgia) é a dor na parte baixa da coluna, da cintura até a bacia. Por ser uma região que interliga muitos fatores responsáveis pelos movimentos e locomoção, a dor ou algum problema nessa região podem causar grandes desconfortos que impedem de realizar tarefas básicas da rotina.
2 – Quais as principais causas?
Na maioria dos casos, a dor lombar é aguda e idiopática, ou seja, não tem uma raiz conhecida. Entretanto, existem fatores que podem aumentar as chances de que a região sofra lesões ou entorses que podem gerar muito desconforto. São eles:
- sedentarismo;
- esforço repetitivo;
- carregamento de peso de maneira exagerada e incorreta;
- enfraquecimento muscular na região;
- excesso de exercício físico, causando sobrecarga na coluna;
- postura incorreta;
- sobrepeso;
- estresse.
3 – Quando devo procurar um médico imediatamente?
Antes de tratar a dor com analgésicos, você deve observar se não existem sintomas paralelos que indiquem problemas no trato urinário, digestivo, hérnia de disco ou inflamações. Nesses casos, é importante que um especialista seja consultado com rapidez para que não ocorram maiores complicações à saúde.
Os indícios que o corpo dá de maiores problemas relacionados à dor na lombar são o formigamento nas pernas e região da virilha, cãimbra, febre, incontinência urinária ou intestinal, sangue nas fezes ou urina, dor intensa ou com duração de mais de seis semanas, sistema imunológico debilitado e falta de ar associada a tontura e desmaio.
4 – Crianças podem apresentar quadros de lombalgia?
Sim, pode acontecer de crianças se queixarem de dor na região da lombar. Nesse caso, os pais devem observar os outros sinais dados pela criança de que aquela dor pode ter sido desencadeada por algo além de uma brincadeira exagerada ou longos períodos de postura incorreta.
O mais adequado é levar a criança a uma consulta médica para se descartarem possibilidades de problemas mais graves ou identificá-los de forma precoce. O quanto antes um problema de coluna for identificado em uma criança, maiores são as chances de que seja corrigido, antes que interfira a ponto de prejudicar a qualidade de vida dela.
5 – Como tratar a dor na lombar?
Se você tem se queixado de dor na região inferior da coluna e não sabe bem o que fazer, o repouso é uma boa opção inicial. Em seguida, você pode utilizar compressas frias nos primeiros dias de dor ou quentes em caso de persistência após dois a três dias. O importante é não deixar de procurar um médico, caso a dor não cesse após 5 dias, para que a causa exata seja investigada de forma individual por um especialista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!