tumores coluna

Tumores de coluna: como diagnosticar e tratar

Dor progressiva nas costas e sem motivos pode ser sintoma de alguma doença na coluna vertebral, como tumores de coluna. Por essa razão, as dores nas costas não devem ser negligenciadas. É importante consultar um médico especialista em coluna para saber as causas desse sintoma e, assim, iniciar o tratamento mais cedo.

Os tumores cancerígenos originados a partir de células nervosas localizadas no interior da coluna vertebral são raros. O que é mais comum é a migração de células cancerígenas de tumores localizados em outras partes do corpo e que podem afetar a coluna vertebral. 

Nem todos os tumores da coluna são malignos. Podem surgir meningiomas, que são nódulos benignos, desenvolvidos a partr de células da medula espinhal e do cérebro; ou os tumores denominados schwanomas, que decorrem do desenvolvimento anormal de células que revestem nervos.

Sintomas principais de tumor na coluna

Um dos sintomas mais frequentes de tumor na coluna é a dor nas costas sem razões aparentes, ou seja, a dor surge sem que a pessoa tenha, necessariamente, realizado algum esforço físico, dormido de mau jeito, sofrido uma queda ou um acidente. É uma dor progressiva, que se torna mais forte durante a noite.

Além disso, tumores da coluna causam disfunções no aparelho urinário, nos intestinos, fraqueza muscular, principalmente nas pernas e braços, e problemas no desempenho sexual. O diagnóstico precoce evita a progressão de doenças que afetam a coluna vertebral.

Diagnóstico de tumores na coluna

O exame clínico é o primeiro passo para avaliar o estado físico do paciente e também são necessários testes laboratoriais. Porém, é com os exames de imagem que o médico consegue identificar as causas das dores nas costas, que podem refletir doenças ósseas comuns ou um câncer.

A radiografia é o exame mais simples, mas pode detectar anormalidades na coluna vertebral e nas demais estruturas do esqueleto. Porém, é necessário fazer uma investigação mais detalhada através da ressonância magnética ou da tomografia computadorizada. A cintilografia também ajuda o médico a avaliar o estágio de um tumor cancerígeno.

Tratamentos de tumores na coluna

O tratamento varia conforme o tipo de tumor na coluna. Tumores benignos podem ser tratados por meio do processo de ressecção. A radioterapia proporciona resultados eficazes quando o câncer na coluna vertebral está no estágio inicial.

Caso essas terapias não surtam o efeito desejado, a cirurgia da coluna é a melhor opção de tratamento. Quimioterapia e radioterapia podem reduzir o tamanho de tumores malignos, antes da cirurgia.

As técnicas de operação estão bem avançadas. Há métodos menos invasivos que reduzem os riscos da cirurgia e proporcionam melhores condições ao pós-operatório.

De qualquer forma, qualquer decisão só pode ser tomada a partir de resultados conclusivos de exames, das condições de saúde e da idade do paciente para suportar a cirurgia reconstrutiva da coluna vertebral.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe