tensões e distensões

Tensões e distensões da coluna: entenda a diferença

As dores na coluna são um problema extremamente frequente dentre a população como um todo. Para se ter ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofre do problema, que no Brasil representa o principal motivo de afastamento do emprego. Passar muito tempo em pé, sentado e ter um estilo de vida sedentário são alguns dos motivos para essa alta taxa de incidência. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existem diferenças entre tensões e distensões da coluna, tema que será explorado neste artigo.

Tensões da coluna

A primeira coisa a se ter em mente é que os problemas causados pela tensão da coluna estão diretamente associados ao estresse, que vem se tornando uma regra no estilo de vida contemporâneo, em especial dentre os adultos.

Isso porque sentir-se estressado faz com que o organismo libere uma série de hormônios, dentre eles, o adrenocorticotrófico e o cortisol, que aumentam a percepção da dor. Isso faz com que os músculos sejam tensionados, causando espasmos musculares extremamente dolorosos, sendo que os músculos encontrados nas regiões do pescoço e da coluna são os mais suscetíveis a essa ação.

Além disso, uma das principais diferenças entre as tensões e distensões da coluna está no fato de a primeira ser intimamente ligada à circulação. Como se sabe, o sangue é responsável por levar oxigênio e nutrientes aos músculos, o que, em uma visão simples, pode ser definido como o combustível que faz esses funcionarem.

No entanto, a tensão muscular faz com que cheguem pouco oxigênio e poucos nutrientes aos músculos, e, com isso, ocorre o acúmulo de resíduos ácidos produzidos pelas atividades dos músculos, já que o sistema circulatório, responsável por levar esses resíduos até os rins para que sejam excretados, não trabalha adequadamente. Assim, esses ácidos dificultam a recuperação do organismo, causando fadiga e dor na coluna.

Distensões na coluna

Essa patologia atinge a região superior ou inferior da coluna, causando distorções no pescoço ou na lombar, caracterizada por ruptura parcial ou mesmo ruptura completa nos ligamentos presentes na região.

A distorção é causada por diversos fatores diretamente relacionados ao aumento da carga no pescoço, como passar muito tempo sentado, fazer levantamento de peso constante e, especialmente em crianças, dieta carente de nutrientes. Movimentos súbitos com a cabeça, golpes e pancadas, acidentes e mesmo dormir sobre colchões muito macios também estão dentre as causas do problema.

Uma diferença nítida entre as tensões e distensões da coluna é que nesta os sintomas do rompimento do ligamento aparecem imediatamente após o episódio que o causou, levando a uma série de sintomas, como perda de força nos músculos das mãos, espasmos musculares, dificuldade ou mesmo impossibilidade de movimentar a cabeça ou a região lombar , com uma dor aguda .

Mais que saber as diferenças entre  tensões e distensões da coluna, é muito importante que, ao sentir qualquer alteração na região, se procure um especialista imediatamente, pois problemas na coluna podem diminuir em muito a qualidade de vida e, em casos mais graves, levar a sequelas que perduram para sempre.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe