reumatismo

Reumatismo – sintomas, causas e tratamento

Mãos inchadas e dores persistentes pelo corpo são alguns dos sintomas que podem indicar a presença de um reumatismo. Apesar desse termo não ser mais utilizado na comunidade médica, ainda faz parte do cotidiano da população. E, por isso, vamos falar sobre doenças reumatológica.

Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre essa condição e conhecer os seus sintomas, causas e tratamentos.

O que é reumatismo?

O termo em si não se refere à uma doença específica, mas sim a uma série de doenças de origem não traumática e que produzem sintomas crônicos. É muito comum ouvir as pessoas usando esse nome para definir uma patologia como a artrite reumatóide ou a gota.

Porém, esse uso é equivocado. Artrite, artrose, fibromialgia, gota e lúpus são exemplos de doenças reumáticas. Existem várias outras patologias que provocam sintomas que indicam um reumatismo.

Não dizemos mais que o paciente tem reumatismo, mas sim que ele porta uma doença reumatológica. Essas doenças acometem, principalmente, as articulações, ossos ou músculos.

Quais são os sintomas?

Apesar dos tipos mais variados e distintos de doenças reumatológicas, os sintomas costumam ser semelhantes entre elas. Os mais comuns são dor e inchaço na articulação, que podem causar ou não a incapacidade funcional.

Quando o paciente apresenta a dor articular sem inflamação, está caracterizado o quadro de artralgia. Se, além da dor, houver inchaço, vermelhidão e calor local, o diagnóstico indica uma artrite.

Existem diferentes tipos de artrite e, em alguns casos, podem surgir sintomas específicos. A rigidez articular é um sinal de artrite reumatoide, já a dor constante que piora com esforço físico indica uma osteoartrite. A dor extrema no dedão do pé é um sintoma comum da gota.

Quais são as causas?

Como o reumatismo engloba diferentes tipos de patologias, as causas podem ser diversas. Quando é degenerativa, a origem pode ser um desgaste natural provocado pelo envelhecimento ou pelo excesso de esforço físico da articulação.

Se houver uma inflamação, pode ser uma doença autoimune e ser causada por uma falha no sistema imunológico. Quando infecciosa, é causada pela ação de bactérias, vírus ou fungos.

Como é o tratamento?

O tratamento das doenças reumatológicas consiste em controlar os sintomas e reduzir a dor sofrida pelo paciente. O seu sucesso depende de um diagnóstico rápido. Além dos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, a realização de fisioterapia é muito benéfica.

Na fisioterapia, o paciente irá aprender exercícios que irão melhorar a flexibilidade das articulações e a sua mobilidade. Manter uma boa alimentação também faz diferença no combate às dores e às inflamações.

Por isso, é importante incluir no seu cardápio alimentos cítricos, laticínios, nozes, azeite, maçã, cebola, castanha-do-pará, cogumelo, cenoura e couve. Esses alimentos possuem vitaminas C, D e E, além de substâncias como a quercetina, o selênio e a betacaroteno.

Agora você já entendeu que reumatismo não é uma doença e que, inclusive, é um termo que já caiu em desuso. Caso queira tirar mais dúvidas sobre doenças reumatológicas, converse com um médico especialista. Quer saber mais? Clique no banner.

Comentários
Powered by Rock Convert
Dr. Carlos Augusto Costa Marques

Posted by Dr. Carlos Augusto Costa Marques