osteoporose

10 coisas que você precisa saber sobre a osteoporose

A osteoporose é uma das doenças mais recorrentes durante o processo de envelhecimento, onde três em cada quatro pacientes são mulheres, em especial após a menopausa. A doença se caracteriza pela perda gradativa da massa óssea e pela diminuição da absorção de cálcio e minerais.

A falta dos hormônios femininos é uma das principais causas para o surgimento da osteoporose. Sem o estrogênio, os ossos se tornam porosos e fragilizados, propiciando quedas e fraturas.

O que é a osteoporose

Os ossos são a principal fonte de cálcio do organismo, fundamental para a força muscular, os batimentos cardíacos, na coagulação do sangue, no equilíbrio corporal com o fósforo, sódio e potássio para a contração muscular. Além disso, os ossos são a sustentação do corpo e de sua movimentação.

As células ósseas são renovadas diariamente, até o fim da vida, mas quando a osteoporose surge esse processo se torna mais lento e os ossos vão perdendo sua estrutura firme, passando a serem ocos, finos e muito sensíveis.

Mesmo a osteoporose sendo uma condição bem conhecida e comentada ainda há muitas dúvidas sobre ela. Como causas, sintomas, fatores de riscos e tratamentos, que precisam ser esclarecidos para a população em busca da prevenção.

10 coisas sobre a osteoporose

  1. O surgimento da osteoporose é silencioso, praticamente sem sintomas até que as consequências mais graves comecem a surgir. Para evitar ser surpreendido com a doença, o ideal é realizar exames periódicos a fim de que ela seja detectada a tempo.
  2. O número de brasileiros que apresentam osteoporose vem aumentando anualmente. A média é de 10 milhões, sendo que uma a cada quatro mulheres têm a doença. As fraturas que ocorrem em pessoas com osteoporose matam cerca de 200 mil pessoas por ano.
  3. A doença atinge todos os ossos do corpo, mas os sintomas mais graves surgem no fêmur, rádio, úmero e nas vértebras. As fraturas do colo do fêmur são as mais perigosas e podem causar a morte de pacientes mais idosos.
  4. Sintomas como diminuição da estatura e dores lombares podem ser consequência da osteoporose, causados pela fratura de vértebras e ossos.
  5. O exame que identifica a osteoporose é a densitometria óssea. Quando o médico identifica que há possibilidade de surgimento da doença, o exame é pedido.
  6. Mulheres magras e pequenas de estatura, brancas, com menopausa precoce, fumantes, com doenças graves ou histórico familiar compõem o perfil de paciente comum da osteoporose.
  7. A prevenção da doença se inicia na infância, através de uma contínua alimentação saudável e com bastante cálcio. Presente em laticínios, verduras escuras, tofu e feijão branco, o cálcio é a principal fonte de firmeza óssea.
  8. Além do cálcio, a vitamina D é fundamental para a saúde óssea. Sua reposição é feita pelo contato com o sol e através de suplementação alimentar ou medicamentosa.
  9. É muito importante evitar o sedentarismo e estimular atividades físicas que vão favorecer os ossos. Desde a infância as crianças precisam ser estimuladas a brincadeiras que proporcionem movimento.
  10. O risco de desenvolver a osteoporose pode ser reduzido com a diminuição do consumo de bebida alcoólica e do fumo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá.

O que deseja encontrar?

Compartilhe