Osteoporose

Você sabia que a osteoporose pode causar fratura de coluna?

Problema de saúde caracterizado pela falta ou pela redução da massa óssea em nosso organismo, a osteoporose é uma séria doença que acaba causando a diminuição da densidade dos ossos do corpo humano. Essa situação acontece por conta da diminuição de uma substância extremamente importante para nossa estrutura óssea, o cálcio.

É extremamente comum que muitas pessoas acreditem que apenas pessoas adultas ou idosas podem desenvolver essa doença, porém isso não é verdade. A osteoporose durante a infância também pode atingir crianças e adolescentes.

Mas qual é a importância do cálcio em nosso corpo? Esse conhecido mineral tem um papel fundamental e muito importante para o correto crescimento e o desenvolvimento dos nossos ossos e dos dentes.

Os ossos atuam como os principais armazenadores de cálcio presentes em nosso organismo. Por isso, quando o nosso corpo não recebe esse mineral de maneira adequada ou quando há a falta de cálcio no organismo, a densidade dos ossos acaba sendo reduzida, levando ao desenvolvimento da doença abordada neste artigo.

Quando a osteoporose atinge a coluna

Muitas pessoas acham que a doença em questão atinge somente os membros superiores e inferiores, porém ela também pode causar danos graves para a coluna vertebral do paciente. As lesões que provoca na coluna podem ser agudas, intensas e pontuais, fazendo com que a pessoa precise permanecer imobilizada por um longo período de tempo.

Os pacientes que relatam sentir esse tipo de dor aguda afirmam que, de início, ela permanece localizada e espasmódica. Com o tempo, esse desconforto acaba irradiando para a região da bacia e também para os membros inferiores, causando muita dor.

Geralmente, o diagnóstico desse problema de saúde é feito por meio de um exame de raio x. Porém, em alguns casos de lesão na coluna vertebral, a fratura não se apresenta totalmente visível, situação que acaba tornando o diagnóstico ainda mais difícil, retardando o início do tratamento.

Tratamentos para o problema

Quando a fratura na coluna é identificada, é fundamental que o paciente permaneça em repouso relativo na maioria das vezes com uso de colete específico. Isso evitará novas lesões e fará com que as dores diminuam. Dependendo da gravidade da lesão, o desconforto causado por esse tipo de fratura acaba desaparecendo em até 8 semanas.

O tratamento para lesões na coluna vertebral causadas pela osteoporose geralmente é feito por meio da ingestão de alguns medicamentos específicos que trabalham para reduzir a reabsorção óssea e aumentar a formação óssea por meio da vitamina D3, do cálcio e também da calcitonina.

O uso de analgésicos, de coletes e a realização de sessões de fisioterapia também são aspectos fundamentais para a recuperação de um paciente com fratura na coluna causada pela osteoporose. Na maioria dos casos, o profissional responsável pelo caso também recomenda que a pessoa com a lesão pratique alguns tipos de exercícios físicos leves, para o fortalecimento do corpo, e também atue na prevenção de quedas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe