infiltração de coluna

Infiltração de coluna: quais são as indicações?

O paciente que sofre com dores vertebrais crônicas e não colhe resultados positivos com o tratamento conservador pode se beneficiar da terapia com infiltração de coluna. A infiltração é responsável pelo alívio das dores e também atua como procedimento diagnóstico sobre a origem dos sintomas.

Entenda como é o tratamento e quando ele é indicado, a seguir.

O que é infiltração de coluna?

A infiltração de coluna é um procedimento não cirúrgico em que o cirurgião aplica anestésicos ou antiinflamatórios diretamente no ponto da dor nas costas. O objetivo é causar alívio dos sintomas ou identificar o ponto central do incômodo. 

A terapia é realizada em conjunto com outros tratamentos, como a fisioterapia, que contribui para o fortalecimento e melhora da mobilidade vertebral. Já nos casos em que o procedimento é utilizado para diagnosticar distúrbios espinhais, o médico pode ou não indicar a cirurgia de coluna para o tratamento definitivo da enfermidade.

Em alguns casos, as injeções são feitas mais de uma vez, quando o alívio proporcionado não é definitivo. No entanto, uma infiltração realizada de maneira correta pode afastar as dores por até três meses. Outra informação importante é que este tratamento pode ser feito a nível ambulatorial e em menos de 20 minutos. 

Antes da injeção (infiltração), é aplicada anestesia no local onde será realizado o procedimento. O paciente se deita de costas ou de bruços e deve permanecer imóvel. Para guiar o cirurgião de coluna, é introduzida uma solução de cloreto de sódio, ou outro agente para contraste. 

Essas substâncias são estéreis (não causam alterações no organismo) e devem ser aplicadas antes do medicamento de combate à dor. Sua função é “mostrar” a posição da agulha na coluna, para que o remédio seja aplicado no local correto. A visualização é feita com ajuda de raio-x ou tomografia.

Tipos de infiltração de coluna

Existem quatro técnicas de infiltração comumente usadas:  

  • epidural: tem como alvo o espaço ao redor da medula espinhal;
  • facetária ou sacroilíaca: atinge as articulações que ligam os ossos da coluna;
  • raiz do nervo: tem como alvo os nervos individuais da espinha;
  • discografia: aplicada nos discos intervertebrais, entre os ossos da coluna. 

O tipo de infiltração escolhida irá depender dos sintomas apresentados pelo paciente. 

Indicações para a infiltração

Este tipo de procedimento é utilizado para fins diagnósticos ou terapêuticos, como mencionado acima. Como diagnóstico, as injeções podem ajudar o seu médico a determinar qual estrutura da coluna é responsável pela sensação de dor. Consequentemente, esta é uma opção interessante para guiar o planejamento terapêutico de longo prazo.

Como ferramenta terapêutica, a injeção proporciona alívio dos sintomas, já que são introduzidos medicamentos anestésicos e esteroides diretamente na fonte do incômodo. Além do alívio, o tratamento gera redução do inchaço e da inflamação no local, possibilitando a continuação dos tratamentos de fortalecimento e mobilidade da coluna, como a fisioterapia.

Com relação aos distúrbios que podem gerar a necessidade do tratamento, podemos citar as dores causadas por:

  • espondilólise;
  • tumores na coluna;
  • estenose do canal vertebral;
  • dor facetária;
  • síndromes radiculares;
  • dor na articulação sacroilíaca;
  • hérnia de disco lombar;
  • coccigodinia;
  • isquialgia;
  • síndrome pós-fusão, dentre outros distúrbios.

Se você apresenta dores crônicas na coluna, não deixe de consultar um cirurgião vertebral. Como vimos, é possível remediar esse tipo de sintoma com tratamentos não invasivos, como a infiltração de coluna.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp