hérnia de disco

7 principais sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco é uma das lesões mais comuns da região lombar. Quando um paciente reclama de dores frequentes nas costas, geralmente elas estão relacionadas a esse problema. O mais comum é que a referida hérnia ocorra no disco localizado entre a quarta e a quinta vértebra, e também no disco localizado entre a quinta vértebra e o sacro lombar. No entanto, é possível que ela apareça também na região cervical.

O fato é que se trata de um problema comum, e a grande maioria das pessoas irá experimentá-lo em algum momento de sua vida. Nesse sentido, existem vários sintomas que estão relacionados à hérnia, esteja ela localizada na região cervical ou  lombar. Alguns dos principais são:

1 – Dor forte em uma parte da perna, quadril ou nádegas

No caso da hérnia lombar, é comum sentir uma forte dor em uma parte da perna, geralmente próxima aos quadris e ao se realizar um movimento, como tentar levantar a própria perna. A dor também pode aparecer na região do quadril ou das nádegas – essa última é mais comum no caso de lesão no disco localizado entre a quinta vértebra e o sacro lombar.

2 – Dificuldade de movimentar o pescoço

Quando a hérnia ocorre na região do pescoço, é comum que, inicialmente, possa ser confundida com um simples torcicolo. O indivíduo sente dificuldade para mexer o pescoço, e a sensação é de que ele parece estar sempre dolorido.

3 – Dor nos braços ou pernas

Dependendo da localização da hérnia, é possível sentir dor também nos braços ou nas pernas. A primeira é mais comum nos casos de hérnia de disco cervical, enquanto a segunda é mais característica das ocorrências de hérnia lombar.

4 – Dormência ou formigamento

A dormência ou formigamento pode aparecer em diversas regiões do corpo. Pernas, braços, mãos, pés e dedos costumam ser os mais afetados por esse sintoma.

5 – Perda de força

No caso da hérnia cervical, é comum haver perda de força em um dos braços, uma sensação de fraqueza e dificuldade em carregar peso. Na hérnia lombar, por sua vez, a fraqueza pode ocorrer em uma ou ambas as pernas. A sensação de cansaço e fraqueza é grande, como se a pessoa tivesse realizado uma atividade física intensa.

6 – Dificuldade em levantar o pé

Esse sintoma ocorre nos casos de hérnia lombar. Mesmo que a pessoa se esforce, há dificuldade em levantar o pé, fazendo com que o calcanhar permaneça colado ao chão. Quando o paciente se esforça para erguer o calcanhar, pode, então, sentir uma pontada ou dor mais forte na região do quadril.

7 – Dor forte nas costas

Quando há ocorrência de hérnia lombar ou de disco, é comum que haja forte dor nas costas, principalmente na região dos quadris, onde estão localizados os discos mais afetados. No caso da hérnia cervical, a dor ocorre na parte superior das costas e irradia para os ombros.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

Comentários
Dr. Carlos Augusto Costa Marques

Posted by Dr. Carlos Augusto Costa Marques