fratura vertebral causada por osteoporose

Fratura vertebral causada por osteoporose: quando é necessário operar?

A fratura vertebral causada por osteoporose gera bastante perda de mobilidade e dependência dos familiares nos cuidados diários. Também chamada de fratura vertebral por compressão, esta é uma condição grave e que tem sido subnotificada pelas autoridades de saúde brasileiras. Para completar, apenas um terço de todas as fraturas causadas pela osteoporose, no mundo, recebem tratamento, segundo a International Osteoporosis Foundation.

Por mais assustador que pareça, nem sempre o rompimento de ossos da coluna, causado pela osteoporose, precisa ser tratado com cirurgia. A seguir, vamos explicar tudo sobre o assunto.

Principais fatores de risco para a fratura vertebral causada por osteoporose

Os poucos dados existentes sobre a prevalência de fraturas osteoporóticas no Brasil indicam que 50% das mulheres e 20% dos homens com 50 anos de idade, ou mais, terão uma fratura causada por osteoporose ao longo da vida. Para completar, os ossos que mais sofrem com esse tipo de lesão são as vértebras, o fêmur e o antebraço.

Diversos fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose em homens e mulheres, tais como:

  • baixa ingestão de cálcio ao longo da vida;
  • sedentarismo;
  • abuso de álcool;
  • tabagismo;
  • alta ingestão de cafeína;
  • menopausa;
  • insuficiência renal;
  • hipertireoidismo;
  • hipercortisolismo;
  • doença celíaca;
  • inflamações intestinais;
  • quimioterapia;
  • uso de corticoides;
  • deficiência de vitamina D;
  • idade avançada, dentre outros fatores.

Sintomas da fratura vertebral causada por osteoporose

O principal sintoma da fratura osteoporótica na coluna é a dor aguda, que pode ser percebida na região torácica, lombar ou no abdômen. A sensação dolorosa pode aumentar ao movimento. Em outros casos, a lesão pode não apresentar sintomas. 

Outro sinal é a perda de altura e o arredondamento das costas, conhecido como corcunda. 

Opções de tratamento da fratura vertebral por compressão

O tratamento da fratura vertebral osteoporótica tem o objetivo de amenizar a dor e melhorar o qualidade de vida do paciente. Na maior parte dos casos, é possível obter resultados positivos apenas com repouso e uso de analgésicos. Pode-se utilizar, inclusive, coletes para estabilização da coluna.

Ademais, o paciente recebe uma série de prescrições para a melhora da densidade óssea, perdida devido à osteoporose, como a suplementação de estrógeno, bisfosfonatos, cálcio, vitamina D3 e calcitonina. Além disso, a prática de exercícios físicos é essencial para o fortalecimento dos ossos e para a prevenção de novas fraturas – algo comum no paciente com osteoporose que já sofreu com fratura vertebral.

Caso a dor persista, mesmo com o tratamento conservador, a cirurgia pode ser indicada. O procedimento cirúrgico é minimamente invasivo. Ou seja, trata-se de procedimentos realizados sem o uso de grandes incisões, como era realizado no passado.

Existem dois métodos cirúrgicos para a correção do problema: a cifoplastia e a vertebroplastia. No primeiro caso, o cirurgião de coluna insere uma agulha com um balão  na vértebra fraturada, por onde é inserido o cimento ósseo. Esse material ajuda a fortalecer o osso enfraquecido pela osteoporose. Na vertebroplastia, o médico também realiza a injeção de cimento ósseo, porém sem a proteção do balão.

Em ambos os casos, pode ser utilizada anestesia geral ou local e o paciente retorna às suas atividades normais o mais breve possível. A cirurgia para fratura vertebral causada por osteoporose é bastante eficaz para o alívio da dor intensa que não responde ao tratamento medicamentoso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe