formigamentos

Formigamento nas extremidades: o que pode ser?

Você tem tido formigamento, acompanhado ou não de dormência, nas extremidades do corpo?

Existem algumas enfermidades que podem fazer com que esses formigamentos se tornem um tanto frequentes. Se essa é uma situação recorrente, vale a pena ficar atento.

Abaixo, falaremos um pouco sobre algumas das razões clínicas mais comuns para esse sintoma. Acompanhe.

Formigamentos: o que pode ser?

Quando ficamos com as mãos ou os pés parados em uma posição por muito tempo, podemos sentir esse incômodo. Se o problema ocorre em outros momentos, com certa regularidade, é porque o corpo está dando sinais de que algo está “fora do lugar”.

Existem enfermidades que atingem as extremidades superiores; da mesma forma, existem problemas que incomodam especialmente as pernas e os pés. 

Formigamento nas mãos

Síndrome do túnel do carpo

Neuropatia causada pela compressão do nervo mediano na altura do canal do carpo, localizado entre a mão e o antebraço.

Essa síndrome é causada especialmente pelo que chamamos de lesão do esforço repetitivo. Nesse caso, como o próprio nome sugere, o indivíduo faz movimentos repetidos por um longo tempo (como quando precisa digitar no escritório, escrever no quadro negro, etc.).

Dentre os sintomas, estão: dormência, em especial durante a noite, sensação de formigamento e, às vezes, dor.

Síndrome do túnel cubital

Doença caracterizada pela compressão do nervo que chamamos de cubital, presente na altura do cotovelo.

Artrose, alterações metabólicas, traumas ósseos, subluxações e afins podem causar essa síndrome, que tem como demais sintomas o adormecimento dos dedos (em especial dos dedos anelar e mínimo), dor local e também perda de força muscular.

Formigamento nos pés 

Tendinopatia

Lesão de esforço repetitivo ou causada por excesso de peso nos tendões. Pode gerar, além de dores bastante significativas, problemas ósseos.

É uma lesão mais comum em pessoas que praticam esportes de impacto, mas pode afetar trabalhadores ou quem tem o costume de se exercitar sem levar em consideração os limites do corpo.

Os sintomas incluem dificuldade de movimentar os pés e os tornozelos, fisgadas nos nervos e também sensação que dá título a este artigo.

Síndrome do piriforme

Doença neuromuscular, é causada pela compressão constante do nervo ciático pelo piriforme, músculo localizado aproximadamente na região das nádegas.

Pessoas com o ciático comprimido experimentam dores constantes, dificuldade de locomoção, impossibilidade de praticar esportes, dormência e similares.

Formigamento em ambas as extremidades

Hérnia de disco

Essa enfermidade acontece quando há rompimento e deslocamento de 1 ou mais discos vertebrais, causando compressão das raízes nervosas da coluna.

A hérnia de disco causa, além de dor intensa na região do nervo ciático, sensação de fraqueza muscular e dormência na perna, no braço ou em ambos.

Neuropatia diabética

Como o nome sugere, é um distúrbio que ocorre em pessoas diabéticas.

Quando atinge os pés, pernas, mãos e braços, o problema recebe a alcunha de neuropatia periférica. É a mais comum dentre as neuropatias diabéticas.

Os sintomas incluem dores ao caminhar, sensibilidade ao toque, fraqueza muscular, dormência e, claro, formigamento nas extremidades do corpo. Se não for tratada com urgência, pode ocasionar problemas piores, como úlceras e infecções nos pés.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

Comentários
Dr. Carlos Augusto Costa Marques

Posted by Dr. Carlos Augusto Costa Marques