dores na coluna na gravidez

Como evitar dores na coluna durante a gravidez

As dores nas costas estão dentre as mais comuns em todo o mundo. De acordo com pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 90% da população mundial sofrerá com esse tipo de dor ao menos 1 vez na vida. No Brasil, o quadro não é diferente, pois problemas nas costas são hoje a principal causa de afastamento do trabalho.

Existem diversos fatores que influenciam na manifestação da dor nas costas, como permanecer na mesma posição durante muito tempo, falta de atividades físicas e carregar peso de maneira errada. Especificamente sobre o peso, existe uma relação direta entre coluna e gravidez.

Estima-se que de 50% a 70% das grávidas sofram com dores nas costas devido ao aumento de peso e mudança no eixo da coluna, sendo o sintoma mais comum na região lombar, com incidência maior na transição do 2º para o terceiro 3º trimestre de gravidez (entre 6 e 7 meses).

Assim, coluna e gravidez são um assunto que deve ser tratado de maneira séria, e felizmente existe uma série de dicas para evitar que as dores nas costas se manifestem nesse período. 

Dicas para evitar dores na coluna durante a gravidez

  1. Entender o próprio corpo

Para que não haja carga de peso sobre a região lombar, a gestante deve aprender a ficar em pé, sentada e curvar-se sem causar nenhum estresse na região da coluna, e, para que isso seja feito, não existe uma outra maneira senão entendendo o próprio corpo e os efeitos das mudanças provocadas pela gestação.

  1. Praticar atividades físicas

As atividades físicas são importantes para qualquer pessoa, não sendo diferente com mulheres grávidas. Deve-se dar preferência às atividades leves e de baixo impacto para as articulações, incluindo a caminhada, a hidroginástica e a natação, as quais auxiliam no alívio da região lombar.

  1. Dormir em posição correta

Especialmente no último trimestre da gravidez, dormir pode ser algo extremamente desconfortável, e, por isso, é necessário fazê-lo na posição certa. O ideal é deitar-se de lado, mantendo 1 ou os 2 joelhos dobrados e com um travesseiro entre eles, pois isso também auxilia na redução da carga suportada pela coluna.

  1. Evitar pegar peso

O ideal é que as mulheres grávidas não carreguem nenhum tipo de peso. No entanto, em muitas situações, como as das mulheres que possuem filhos mais velhos, isso é inevitável. Assim, caso seja necessário, agache-se, pegue-o, trazendo-o junto a si, e levante-se com a força das pernas, e não da coluna.

Assim, a relação entre coluna e gravidez não deve ser ignorada, pois possui grande impacto na qualidade de vida das gestantes. Em caso de extremo desconforto ou muita dor, procure um ortopedista para receber orientações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

Comentários
Dr. Carlos Augusto Costa Marques

Posted by Dr. Carlos Augusto Costa Marques