dor no braço

Sinais de que a dor no braço pode ser indício de problemas de coluna

É possível imaginar que uma simples dor no braço possa ter relação com a coluna? Uma infinidade de músculos, ligamentos etc. que estão presentes na região da coluna são capazes de desencadear dores na região, as quais podem ser leves, medianas ou crônicas e insuportáveis. E saber identificá-las ajudará muito o médico na hora de buscar um diagnóstico.

Abaixo, esclarecemos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de buscar entender se as dores nos braços são frutos de algum problema na coluna ou não.

Quando a coluna dá sinal provocando dor nos braços?

Você trabalha muito tempo sentado e, atrelado a isso, o seu trabalho exige digitação ou demais atividades em um computador? Se você não faz os alongamentos necessários de hora em hora, é provável que a sua coluna esteja sobrecarregada e, assim, emita sinais de desconforto em partes distantes, como os braços.

Se a dor começa no ombro, e você percebe reflexos descendo o braço, como se fossem agulhas perfurando o músculo, é bem provável que essa dor esteja ligada diretamente à sua coluna. Caso sinta essa dor, levante-se e faça uma curta caminhada, esticando os braços e as costas. Se houver um alívio imediato, há indícios de que a sua coluna está reclamando de algo.

Agora, se você trabalha muitas horas de pé e também sente algumas dores nos braços, atenção: também pode ser a coluna. Como? Quando ficamos muito tempo de pé, a coluna lombar é pressionada e, assim, sofre desgaste, criando uma tensão e, consequentemente, algum desconforto ou dor.

Essa dor costuma ser imprecisa, mas você nota os reflexos dela também nos ombros e na parte de baixo do braço, próximo à axila. É uma dor que percorre a coluna lombar, cruza alguns nervos, ligamentos e pode “tensionar” justamente nos braços. Estranho, mas altamente provável e corriqueiro nos consultórios médicos.

Há um ponto na coluna conhecido como “raiz nervosa” e que pode ser afetado por má postura, repetição ou exagero de exercícios físicos ou, simplesmente, pode se inflamar devido à obesidade/sobrepeso. Quando essa “raiz nervosa” apresenta problemas, é normal que a dor percorra toda a região do braço, do antebraço e chegue, em alguns casos, aos dedos das mãos.

Também uma situação muito comum nos consultórios, quando os pacientes relatam dor intensa nos braços, e os médicos não notam nenhuma anormalidade no exame físico e nos adicionais.

Procurando ajuda médica

Qualquer dor no braço que não melhore  precisa ser avaliada por um especialista. Pode se tratar apenas de um problema local e de fácil solução, assim como pode ser um problema na coluna, como vimos anteriormente, e necessitar de exames complementares e tratamentos mais complexos, com o uso de medicamentos, fisioterapia etc.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe