dor na coluna

8 dicas para combater a dor na coluna

Você sente dor na coluna com frequência? O que faz para aliviar as dores? A dor na coluna (também conhecida como “lombalgia”) é uma queixa comum nos consultórios médicos. A cada 10 pessoas, uma reclama desse problema.

Nesse quadro, muita gente acaba apelando para analgésicos e anti-inflamatórios (comprados sem prescrição médica), ao invés de identificar as causas devidamente, adotar medidas preventivas ou buscar tratamento médico especializado para doenças que afetam a coluna.

Combatendo a dor na coluna: 8 dicas valiosas

1. Evite carregar ou levantar peso

Quando precisar levantar ou carregar objetos pesados (até mesmo as sacolas de compras), peça ajuda ou use carrinhos de transporte para evitar a sobrecarga na coluna. O esforço físico exagerado é prejudicial à coluna e as demais estruturas ósseas e musculares.

2. Pratique atividades físicas

Fazer exercícios físicos regulares ajuda a manter o peso, fortalecendo a musculatura e as articulações – desde que sejam feitos da maneira correta. Por isso, é imprescindível seguir as orientações de educadores físicos para evitar lesões e outros problemas na coluna.

3. Corrija a postura

A má postura é responsável por vários problemas, principalmente nas regiões cervical e lombar. Evite passar horas com a coluna curva, seja enquanto trabalha, assiste à tevê, usa computador ou celular. Se necessário, procure ajude profissional. Fisioterapia, natação e Pilates, por exemplo, podem corrigir a postura, prevenindo a lombalgia e outras complicações.

4. Combata o estresse

O estresse manifesta-se de várias formas. Uma delas é a dor nas costas, causadas pela má postura e a tensão muscular. Nesse sentido, outra dica importante é procurar fazer exercícios físicos, com alongamento e relaxamento, de forma periódica, investindo também em outras atividades que aliviem o estresse.

5. Controle o peso

Se você está acima do peso, certamente já notou que as dores nas costas aumentaram, não é mesmo? O sobrepeso realmente tem relação com a sensação de desgaste na coluna.

Busque iniciar um programa de reeducação alimentar e faça exames de saúde para avaliar as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia. Além de dores na coluna, o sobrepeso e a obesidade provocam problemas cardiovasculares.

6. Livre-se do tabaco

Pode não parecer, mas o cigarro também é prejudicial à coluna. Sabe por quê? As substâncias tóxicas do cigarro prejudicam a qualidade de sangue e, consequentemente, a nutrição do organismo, inclusive dos ossos e articulações. Isto acaba afetando também os discos intervertebrais, músculos e a qualidade dos ossos.

7. Troque o colchão e o travesseiro

A postura correta, durante o sono, também evita dores na coluna. Se você passa a noite deitado em um colchão que é mole demais ou usa travesseiros duros e muito altos, as dores na coluna são inevitáveis.

8. Não ignore o problema!

A dor na coluna pode ser aguda ou crônica, envolvendo uma série de outras variáveis e possíveis questões de saúde. Tomar medicação por conta própria não é a melhor solução!

Faça uma consulta médica com uma especialista para identificar as causas do problema, considerando seu caso específico. O diagnóstico precoce das doenças que afetam a coluna evita maiores transtornos no futuro. Por esta razão, o ideal é consultar o médico quando notar que a dor de coluna está perdurando.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

Comentários
Dr. Carlos Augusto Costa Marques

Posted by Dr. Carlos Augusto Costa Marques