Tire suas dúvidas sobre a doença de Scheuermann

Com a estatura média aumentando gradativamente com o passar do tempo, além da mudança em diversos fatores ambientais, como falta de atividades físicas e sobrecarga de peso, os problemas na coluna se tornam cada vez mais comuns. Dentre esses problemas, está a doença de Scheuermann.

Neste artigo, serão esclarecidas as principais dúvidas a respeito dessa doença, pois, apesar de ser relativamente comum, não é tão conhecida. Continue a leitura e saiba mais!

O que é, exatamente, a doença?

A principal característica da doença reside na curvatura acentuada da coluna torácica, ou toracolombar. Toda coluna apresenta uma curvatura, já que, além de auxiliar na mobilidade, também ajuda na absorção de impactos. No entanto, há casos em que essa curvatura é acentuada de tal maneira que chega a provocar diversos problemas.

Além da dor, deformidade e dificuldades para se movimentar estão entre os principais problemas causados pela doença.

Qual o grupo com a maior taxa de incidência?

De maneira geral, são os adolescentes entre 12 a 14 anos os mais atingidos. Isso ocorre devido às modificações corporais típicas da puberdade. Também atinge mais adolescentes do sexo masculino do que o feminino.

Quais são as causas da doença de Scheuermann?

A patologia foi descrita em 1920. Ela tem esse nome como homenagem ao médico radiologista que a descobriu. Assim, por ser recente, especialistas ainda não sabem suas causas exatas.

No entanto, acredita-se que as possíveis causas se encontram em:

  • herança genética, apesar de ainda não haver comprovações científicas dessa suspeita;
  • efeitos endócrinos: essa suspeita é fundamentada em casos clínicos, uma vez que parte das pessoas que manifestam a doença possui fibrose cística, espru não tropical (doença intestinal na qual o corpo não tolera glúten) e síndrome de Turner (ausência ou incompletude de um cromossomo assexual);
  • ossificação não completamente desenvolvida da placa terminal vertebral e deficiência de colágeno;
  • causas inflamatórias, mecânicas e debilidade muscular, ainda não comprovadas cientificamente.

Quais os principais sintomas da doença de Scheuermann?

A dor é o sintoma mais comum, seguida de queixas sobre deformidade, uma vez que as pessoas que possuem a doença não conseguem esticar completamente a coluna. Essa doença é muitas vezes confundida com a má postura, pois dá um aspecto de ombros caídos.

Existe tratamento?

Felizmente, sim. O tratamento depende muito das características de cada paciente e da curvatura da coluna torácica, mas, em geral, consiste na utilização de um colete que auxilia na manutenção da postura correta, que inclui um anel no pescoço. Em alguns casos, também pode ter apoio para as axilas.

Em uma pequena parcela dos casos, pode ser necessária a realização de cirurgia para a fusão vertebral. O procedimento é realizado quando a curvatura é muito acentuada, o quadro de dor é intenso, ou existem problemas neurológicos com origem na doença de Scheuermann.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

Comentários
Dr. Carlos Augusto Costa Marques

Posted by Dr. Carlos Augusto Costa Marques