escoliose

Escoliose: quando o colete ortopédico é recomendado?

A escoliose é um distúrbio caracterizado pelo desvio da coluna para o lado direito ou esquerdo. Geralmente, a deformidade é percebida na fase de maior crescimento da criança. Com isso, é possível notar uma curvatura anormal da espinha, ou mesmo uma diferença na altura dos ombros.

Outras características da escoliose é o desnível dos quadris, além da sensação de que a cabeça da criança não está no centro do corpo, inclinando para a direita ou para a esquerda. 

Para impedir o aumento do desvio, alguns especialistas em coluna podem achar necessário o uso de coletes ortopédicos especiais para escoliose. Vamos entender mais sobre o uso da órtese, a seguir.

Como é o colete ortopédico para escoliose?

O colete para escoliose é uma espécie de jaqueta rígida adaptável ao corpo do paciente. Ela se ajusta ao tronco até os quadris, mantendo a coluna o mais estável possível. Existem diferentes tipos da órtese, que será escolhida conforme o grau de desvio da coluna vertebral.

É preciso ficar atento, pois o equipamento é utilizado como forma de prevenir o agravamento do estado da coluna e minimizar a necessidade de uma cirurgia de coluna no futuro. Portanto, para que tenha resultado, ela é recomendada para crianças e adolescentes com ossos ainda em desenvolvimento. Portanto, a ferramenta é pouco ou nada eficaz na fase adulta.

Este colete ortopédico funciona da seguinte forma: o ajuste da órtese ao corpo da criança faz uma pressão na coluna para evitar que ela se curve de forma inadequada. Assim, o corpo é “ensinado” a se manter em uma postura mais próxima do normal, gerando impacto na forma como os ossos da região irão se desenvolver. 

Por isso, o método é importante para a saúde óssea da criança ou adolescente, no entanto, o colete não corrige completamente a escoliose. 

Tipos de colete para escoliose

Existem muitos tipos de coletes ortopédicos indicados para escoliose. Um deles é o colete torácico-lombar-sacral, que vai do tórax até as nádegas – tipo mais comum. Outro modelo cobre o pescoço até as nádegas, chamado de órtese cervical-torácica-lombar-sacral. Além da diferença de modelos, existem diferentes indicações relativas ao tempo de uso da vestimenta. Em alguns casos, é necessário utilizar o colete durante todo o dia, enquanto outros são indicados apenas para uso noturno. 

É importante reiterar que o colete para escoliose não corrige totalmente a curvatura anormal da coluna. Além disso, para que os resultados sejam mais eficazes, é importante utilizar a ferramenta corretamente e pelo tempo recomendado pelo médico. Em alguns casos, pode ser necessário permanecer com ele por 24 horas por dia. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe