cifose postural

Você sabe o que é cifose postural?

Apesar da cifose postural ser um problema bastante conhecido da grande maioria das pessoas, muitas ainda não buscam um especialista para tratá-lo da forma adequada. Isso porque é relativamente comum ter a equivocada impressão de que se trata de algo que não deve receber grande atenção, sendo popularmente chamado de “corcunda”.

Neste artigo, saiba mais sobre a cifose postural e informe-se sobre o correto tratamento dessa doença da coluna!

Incidência e causas de cifose em geral

O sexo feminino é mais afetado pela cifose, uma vez que para cada homem que a desenvolve há a incidência de duas mulheres. As formas de desenvolvimento da doença, contudo, estão condicionadas ao fato desta ser considerada congênita (de nascença) ou ter se originado a partir de alguma outra enfermidade.

Em crianças, sobretudo naquelas que ainda são bebês, observa-se que o problema surge apenas em casos raros. Já na fase da adolescência, a ocorrência deve-se em geral ao fato do indivíduo apresentar incompatibilidades no crescimento, fazendo com que a estrutura existente na coluna não consiga acompanhá-lo.

Para as pessoas de outras faixas etárias, alguns fatores são considerados de risco. Dentre eles, pode-se citar: infecções, degenerações ósseas, alterações em estruturas musculares, doenças de caráter hormonal, artrite, fraturas decorrentes da compressão de vértebras, tuberculose e até mesmo a má postura apresentada pelo indivíduo(esta sim, a cifose postural propriamente dita).

Sintomas e tratamento do problema

De um modo geral, a cifose postural só é de fato percebida pelo paciente ao longo de um processo que pode perdurar por vários anos. Inicia-se com episódios esporádicos de dores nas costas que vão se acentuando e tornando-se crônicos com o passar do tempo. Além disso, a pessoa acometida poderá sentir fadiga e rigidez na área onde se localiza a coluna vertebral, bem como sensibilidade no local.

As demais pessoas que convivem com o indivíduo costumam perceber o problema e alertá-lo acerca de sua ocorrência. Caso haja algum sintoma ou indicativo, o paciente deve recorrer a um médico especialista em coluna, que esclarecerá a situação por meio de exames como a radiografia.

Após a confirmação do diagnóstico, inicia-se a fase de tratamento do quadro. Este, entretanto, ocorrerá de acordo com a causa que originou a cifose postural. Se o paciente desenvolveu a deformação em virtude da má postura, o acompanhamento do caso por um fisioterapeuta faz-se necessário, já que o profissional, além de tratar, dará orientações sobre algumas mudanças que a pessoa deverá fazer na forma como realiza suas atividades cotidianas. Coletes ortopédicos e outras medidas mais radicais poderão ser indicadas quando da ocorrência do caso, dependendo do grau de deformidade observado pelo médico.

Em jovens, a eficácia do tratamento costuma ser maior. Para os casos em que a situação se instala por conta de doenças degenerativas, no entanto, há menores chances de se obter sucesso ao se tratar o problema.

Em casos específicos, alguns indivíduos poderão perceber complicações mais sérias, como redução da capacidade de funcionamento dos pulmões. Dessa forma, a prevenção da cifose postural pode ser um mecanismo de se prevenir ou atenuar o problema. De qualquer modo, ainda que haja dúvida sobre a ocorrência da deformidade, a procura de um especialista no assunto é sempre imprescindível para a segurança do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe