costas

4 cuidados que devem ser tomados por quem trabalha sentado

Dor nas costas, principalmente na região lombar, é problema recorrente em pessoas que passam muito tempo sentadas. São aquelas que trabalham em escritórios ou mesmo no sistema de home office, normalmente em frente a um computador, o que pode ser um fator de risco a mais para o desenvolvimento de problemas estruturais.

Engana-se, todavia, quem pensa que os problemas decorrentes de passar muito tempo sentado se restringem à coluna. A sobrecarga no fluxo sanguíneo e no fluxo intestinal, as câimbras e lesões por esforço repetitivo estão dentre os problemas decorrentes desse estilo de vida, que, a priori, não é nada saudável.

Não é à toa que existe uma legislação específica para promover a ergonomia no ambiente de trabalho. A partir de um levantamento das condições de trabalho e riscos para a saúde do trabalhador, são feitas adaptações nos equipamentos e, no mobiliário para que as condições de trabalho se alinhem com a necessidade de se preservar a saúde do indivíduo, evitando o desenvolvimento de doenças produzidas por problemas posturais e esforço repetitivo.

É preciso que o trabalhador tenha consciência de que a dor não manda recado. A despreocupação com a postura correta pode não trazer malefícios imediatamente, mas o futuro pode guardar surpresas desagradáveis.

Quais cuidados devem ser tomados para se evitar problemas posturais e dores nas costas?

1 – Alimentação e rotina de exercícios físicos

Falar em alimentação e rotina de exercícios é recorrente sempre que se fala de saúde. Nesse caso específico, um corpo forte e saudável é mais resistente. Músculos e ossos mais fortes são menos suscetíveis a lesões. Tanto a alimentação quanto os exercícios contribuem para o fortalecimento das estruturas, para a saúde do sistema cardiovascular, para o bom funcionamento orgânico e para evitar o sobrepeso e a obesidade, que agravam ainda mais os riscos para quem trabalha sentado.

A alimentação deve ser natural, balanceada, variada, rica em nutrientes e pobre em gordura, frituras, açúcar, sal, produtos industrializados, principalmente aqueles ricos em açúcar e embutidos.

Não deixe de fazer também sessões de alongamento durante o período de trabalho. Elas servem para descontrair os músculos.

2 – Postura correta ao se sentar

Se passar muito tempo sentado é inevitável, ao menos invista numa postura correta. Os ombros devem estar posicionados levemente para trás, as costas devem se manter eretas, respeitando a curvatura normal da coluna, os dois pés devem permanecer apoiados no chão, cuja distância com relação ao assento da cadeira deve ser a mesma que a dos joelhos aos pés, não cruze as pernas, e os antebraços devem estar apoiados na mesa de trabalho.

É uma exigência que a cadeira seja ergonômica, daquelas que se adaptam às suas necessidades e à sua altura.

3 – Alinhe o monitor à altura dos olhos

É fundamental, para quem trabalha com computador, que esse esteja à altura dos olhos. Quem trabalha com notebook costuma inclinar levemente o queixo para baixo, uma postura que compromete a saúde da coluna cervical.

4 – Faça intervalos para andar e se alongar

Se sentir dores nas costas, procure um especialista para fazer um estudo da condição da sua coluna e indicar um tratamento para que o quadro não se agrave.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe